AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 30 de maio de 2019

A ARUAÑA - Osteoglossum bicirrhosum (Cuvier, 1829)

FAMILÍA: osteoglocídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 5 metros. 

COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.

PESO: 5 quilos. 

DISTRIBUIÇÃO: bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins. 
BIOLOGIA: a aruaña é uma espécie espetacular tanto como peixe desportivo ou simplesmente como peixe. É o maior peixe de água doce que com uma dieta de insectos consegue alcançar o tamanho e o peso que possui. Também conhecida com língua-de-osso devido ao facto de que a sua língua é osséa e possui pequenos dentes que utiliza para imobilizar as sus presas contra o paladar do maxilar superior. São peixes que necessitam respirar oxigênio pelo ar. A aruaña é capaz de saltar fora de água mais de um metro para poder alcançar os insectos dos quais se alimenta, que normalmente estão nas ramas das árvores próximas da margem. Vive normalmente perto da margem, já que essa é a sua zona de caça e podem ver-se com facilidade ao deslocar-se com os seus barbilhões que utiliza como antenas para detectar qualquer movimento de algum insecto que possa cair à água. Deslocam-se normalmente debaixo da superficie em actitude de caça. A sua reprodução também é bastante peculiar, já que os machos guardam os ovos na boca até à sus eclosão e depois fazem o mesmo com os alevíns até que estes tenham o tamanho necessário para poder sobreviver. 
ALIMENTAÇÃO: insectos, especialmente aranhas e besouros. 

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca.

O VIDEO: a captura de uma aruaña espetácular no rio Sucunduri, Amazonas.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 6,580 quilos e foi capturada por Jorge Massulo de Aguiar no dia 22 de Outubro de 2009 em Miriti, rio Preta da Eva, Amazonas, Brasil.

                                                  HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue