AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 13 de outubro de 2020

O BODIÃO RETICULADO - Labrus bergylta (Ascanius, 1767 )

FAMILÍA: labrídeos.

LONGEVIDADE: 29 anos.

PROFUNDIDADE: 10 - 20 metros.

COMPRIMENTO: 60 cêntimetros.

PESO: 4 quilogramos. 

DISTRIBUIÇÃO: Atântico oriental: desde Noruega até Marrocos, incluindo a Madeira, Açores e Ilhas Canárias.BIOLOGIA: um peixe que é fêmea e macho ao mesmo tempo? Pois sim!! O bodião é hermafrodita protogínica!! Todos os bodiões nascem fêmeas, porém dependendo das necessidades, entre os 4 e os 14 anos todas essas fêmeas acabam por mudar de sexo. É somente após este fenómeno que a espécie esta habilitada para a construção dos ninhos circulares, construidos com algas dentro das fendas das rochas donde uma ou mais fêmas depositarão os ovos. Lembro-me bem dessas imagéns quando praticava caça-sub e podia verificar a forma como esse pequeno bodião fazia frente a qualquer ameaça para defender a futura prole. A sus reprodução dá-se durante a primavera e o bodião defende o ninho com uñas e dentes como se costuma dizer!! O bodião é uma peixe com um território determinado. Normalmente vive toda a sua vida numa área que não supera os mil metros. A variedade de côres que pode chegar a ter um bodião é práticamente infinita, já que as côres dependem muito da alimentação existente na zona habitavél e do território por ele elegido. Embora perdomine o verde ou o castanho com tons avermelhados. Nos juvenis a côr mais proeminente é o verde-esmeralda que utilizam para ocultar-se entre as algas. O bodião é o rei da camuflagem, dependo do terreno assim serão as suas côres. Perfere zonas de rocha com muita vegetação ou zonas de recifes. Têm o corpo compacto com grandes lábios que escondem uns dentes impressionantes que utiliza com maestría para arrancar das rochas o seu alimento. Actualmente existem 4 espécies reconhecidas de bodiões (Labrus), o Labrus bergyta do qual trata es artigo e outros três de menor tamaño, o labrus merula, labrus mixtus e labrus viridis. Todos eles são excelentes para alimento, porém devemos ser conscientes e  preservar.ALIMENTAÇÃO: moluscos e crustáceos.  

MÉTODOS DE PESCA: pesca embarcada, surfcasting, à bóia, rockfishing, spinning, mosca.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 4.350 quilogramos e foi capturado por Bertrand Kron em Clogher Head, Co. Kerry Irlanda.

                                                  HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue