AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 21 de março de 2010

O CONGRO - Conger conger



FAMÍLIA: congrídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 1000

COMPRIMENTO: 3 m

PESO: 60 kg


DISTRIBUIÇÃO: oceano Atlântico, Mediterrâneo e Báltico.



BIOLOGIA: existem várias espécies de congros ou safios, diferem das moreias por possuírem barbatanas peitorais (coisa que estas não têm) e das enguias de água doce por não possuírem escamas ( enquanto estas possuem minúsculas escamas profundamente embutidas). Os congros podem também apresentar uma franja escura associada às suas barbatanas, dorsal e anal.
O seu habitat natural são fendas de rochas ou corais, ou então no meio de destroços de navios ou estacas dos molhes.

Ficam numa posição aparentemente inerte com a boca aberta, há espera de que passe perto a possivel victima, atacando então como uma rapidez asombrosa, têm tendência a ser mais activos durante as horas nocturnas que diurnas, ao atingir tamanhos consideráveis a sua pesca torna-se uma aventura épica, não pelo facto de conseguir a picada mas sim para tentar retirar da "toca" semelhante montanha de músculos, para além da tremenda força que possui um congro de 10-12 kg temos o valor aderido de que para defender-se, normalmente dá um nó no seu corpo ficando entalado, no buraco donde vive, são presa habitual de praticantes da caça submarina, devido a vida estática que levam. É com diferença uma captura para recordar, pois congros ou safios como o da foto, não se esquecem facilmente.  
  

                                                                  Cortesia de F. Gilbert



ALIMENTAÇÃO: devem ser olorosos, tais como sardinhas, carapaus, ou chocos, lulas e polvos (especialmente os seus tentáculos).


MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, à deriva, surfcasting.


O VIDEO: Luis Ceia capturando um congro em condições extremas.




RECORD IGFA: encontra-se em 60,440 kg capturado por Vic Evans no dia 05/06/1995 em Berry Head United Kingdom.

1 comentário:

  1. simplesmente brutal. faço pesca a esta especie mas ultimamente nao tem saido mais do que 4kg... nao sei se existe algum isco melhor que a sardinha ou carapau... se soubesse gostava que me desse umas dicas... o meu mail é Tiago22brandao@hotmail.com

    Tiago Brandão.

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...