AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 21 de março de 2010

O SAFIO - Conger conger (Linnaeus, 1758)

FAMÍLIA: congrídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 1000 metros.

COMPRIMENTO: 300 cêntimetros.

PESO: 60 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: oceano Atlântico, Mediterrâneo e Báltico.
BIOLOGIA: existem várias espécies de congros ou safios, diferem das moreias por possuírem barbatanas peitorais (coisa que estas não têm) e das enguias de água doce por não possuírem escamas ( enquanto estas possuem minúsculas escamas profundamente embutidas). Os congros podem também apresentar uma franja escura associada às suas barbatanas, dorsal e anal. O seu habitat natural são fendas de rochas ou corais, ou então no meio de destroços de navios ou estacas dos molhes. Ficam numa posição aparentemente inerte com a boca aberta, há espera de que passe perto a possivel victima, atacando então como uma rapidez asombrosa, têm tendência a ser mais activos durante as horas nocturnas que diurnas, ao atingir tamanhos consideráveis a sua pesca torna-se uma aventura épica, não pelo facto de conseguir a picada mas sim para tentar retirar da "toca" semelhante montanha de músculos, para além da tremenda força que possui um congro de 10-12 quilos temos o valor aderido de que para defender-se, normalmente dá um nó no seu corpo ficando entalado, no buraco donde vive, são presa habitual de praticantes da caça submarina, devido a vida estática que levam. É com diferença uma captura para recordar. 
ALIMENTAÇÃO: devem ser olorosos, tais como sardinhas, carapaus, ou chocos, lulas e polvos (especialmente os seus tentáculos).

MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, à deriva, surfcasting.
O VIDEO: Luis Ceia capturando um congro em condições extremas.

RÉCORD IGFA ALL TACKLE: encontra-se em 60,440 quilos capturado por Vic Evans no dia 05/06/1995 em Berry Head United Kingdom.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS

2 comentários:

  1. simplesmente brutal. faço pesca a esta especie mas ultimamente nao tem saido mais do que 4kg... nao sei se existe algum isco melhor que a sardinha ou carapau... se soubesse gostava que me desse umas dicas... o meu mail é Tiago22brandao@hotmail.com

    Tiago Brandão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago, os melhores iscos são os espostos. Talvez com os tentáculos de polvo tenhas mais sorte.

      Eliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue