AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 27 de julho de 2010

A COBIA - Rachycentron canadum



FAMÍLIA: raquicentrídeos

LONGEVIDADE: 15 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 1200 m

COMPRIMENTO: 200 cm

PESO: 68 kg


DISTRIBUIÇÃO: na maioria das águas tropicais e sub-tropicais excepto ao longo da Costa do Pacífico da América do Norte.


BIOLOGIA: este peixe de corpo comprido e esguio frequenta a maior parte dos mares quentes, desde as águas costeiras até ao oceano aberto. Possui uma cabeça achatada, uma boca grande com uma mandíbula inferior ligeiramente proeminente e uma primeira barbatana dorsal formada por oito espinhos separados entre si. É normalmente solitário, embora de vez em quando, forme pequenos cardumes.
Gosta de esconder-se por entre as estacas de pontes e destroços de navios e por baixo de objectos flutuantes. Também se encontram frequentemente na companhia de tubarões. Grande amiga de fundos coralinos ou rochosos, embora também se encontre com sobre fundos de lodo ou areia. Ocasionalmente entra em estuários para alimentar-se, porém sempre pela noite e com visitas bastante rápidas. Excelente combatente, um verdadeiro desafio para o pescador, principalmente para os amantes do Spinning, devido à dificuldade de captura. A sua pesca é realmente produtiva na lua nova.

                                                        Cortesia de R. Robertson



ALIMENTAÇÃO: peixes e crustáceos do seu habitat e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: pesca embarcada, spinning, corrico, surfcasting.

                     ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

RECORD IGFA: encontra-se em 61,100 kg capturado por Peter Goulding no dia 07 /09/1985 em Shark Bay, Austrália.

2 comentários:

  1. É normal pois a Cobia é o único peixe da família dos raquicentrídeos, é muito apreciada pela sua carne delicada, que custuma vender-se fumada.

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...