AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O BAGRE DE CABEÇA ACHATADA - Pylodictis olivaris (Rafinesque, 1818)


FAMÍLIA: Ictalúrideos.

LONGEVIDADE: 20 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 60 metros.

COMPRIMENTO: 155 cêntimetros.

PESO: 56 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Estados Unidos, México.
BIOLOGIA: o habitat perferido desta espécie são as águas profundas e lentas dos grandes rios, embora se encontre igualmente em pequenos rios e águas paradas de pequenos lagos. Apresenta uma enorme cabeça achatada com cuatro barbilhos na mandibula inferior e dois na mandibula superior, possui também outros dois nos laterais da boca que são os mais longos, todos eles autênticas antenas as quais utiliza para detectar as suas presas. O corpo carece de escamas e está coberto por abundante garro como a maioria dos peixes-gato. É um voraz carnivoro e a sua alimentação está baseada em crustáceos, anélidos, insectos e peixe. Os machos atingem a maturidade com cerca de 16 cêntimetros e 4 anos de idade e as fêmeas com 18 cêntimetros e 5 anos. É o peixe gato mais grande de Norte América, também conhecido por Flathead catfish ou Yellow catfish. Neste país a pesca do Bagre de cabeça achatada ganhou uma nova dimensão, (ou não seria América) nas zonas dos Estados Unidos onde o Flathead é abundante o desporto rei consiste em submergir-se e "pescar" o Flathead intruduzindo o braço na boca do peixe, até alcançar a saída natural das brânquias extraindo assim o peixe fora de água, é um desporto arrisgado sem dúvida porque já morreu bastante gente, ao não conseguir alcançar a superficie devido à enorme força que têm este peixe.
ALIMENTAÇÃO: peixe da zona, crustáceos e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: Carpfishing, Spinning, à bóia, à mão


RECORD IGFA: encontra-se em 55,790 quilos capturado por Ken Paulie no dia 19/05/1998 na reserva de Elk City em Arkansas, U.S.A. 

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

1 comentário:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue