AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 8 de janeiro de 2011

O TUBARÃO MARTELO - Sphyrna zigaena (Linnaeus, 1758)


FAMILIA: seláceos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 200 m

COMPRIMENTO: 5 m

PESO: 400 kg


DISTRIBUIÇÃO: em quase todas as águas tropicais e subtropicais do mundo.




BIOLOGIA:  a estranha cabeça do tubarão martelo é sem dúvida a sua marca registada, pois em todo o mundo aquàtico, não existe peixe com semelhante cabeça. Larga e achatada dando origem a um par de lóbulos que se assemelham a um martelo (daí o seu nome) com um olho em cada extremidade. Existem cerca de oito espécies de tubarão martelo, a maior parte das quais vive em águas tropicais e subtropicais; a espécie aqui representada, porém é um peixe de águas costeiras temperadas a subtropicais. Trata-se de uma espécie grande, que normalmente constitui um perigo para banhistas e mergulhadores.

Um dato muito interesante sobre os tubarões chamados agressivos ou perigosos. Em todos os tubarões classificados com estes adjectivos, verifica-se que todos eles possuem o lóbulo superior da barbatana caudal com o dobro ou o triplo do tamanho do lóbulo inferior. Como é o caso por exemplo do tubarão tigre ( Galeocerdo cuvieri )ou do tão temivél tubarão branco ( Carcharodon carcharias ). É uma das das poucas espécies de tubarões que se podem ver com relativa facilidade em grandes cardumes, tanto quando emigram para zonas de caça como também na sua rotina diária, somente os individuos de grande tamanho costumam viajar sozinhos.
                                                                             Cortesia de:


ALIMENTAÇÃO: qualquer ser vivo do seu habitat, com especial predilecção por espécies como as raias, cavalas, sardinhas, atuns e polvos.


MÉTODOS DE PESCA: Spinning, Corrico, á deriva, Surfcasting, à mosca.

O VIDEO: isto não é pesca, isto é uma guerra!!!



                            ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 167,600 kg capturado por Scott Tindale no dia 26/01/2002 na baía de Plenty em Nova Zelanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...