AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 2 de janeiro de 2011

A RAIA PINTADA - Raja asterias



FAMÍLIA:  rajiídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 343 m

COMPRIMENTO: 70 cm

PESO: 1,040 kg


DISTRIBUIÇÃO: Este do Oceano Atlântico, Mediterrâneo e com a possibilidade de deslocar-se até ao Estreito de Gibraltar, Norte de Marrocos e possivelmente ao sul de Mauritânia.




BIOLOGIA: habitante de grandes profundidades, esta raia é sem dúvida das mais bonitas da espécie. Não é muito frequente a sua captura, pois é um peixe que habita grandes profundidades, porém a sua captura em pesca embarcada dá-se de vez em quando. Durante a sua etapa juvenil tem a tendência a seguir grandes objectos flutuantes, provávelmente por confundir estes objectos com a sua progenitora. Foi descuberta por Delaroche em 1809. Estes peixes caracterizam-se pelos seus corpos achatados e,  frequentemente, por umas largas barbatanas peitorais, o que faz com que a luta com qualquer deles por pequeno que seja, seja uma questão de paciência, pois mais que uma luta parece que estamos a arrastar um grande saco cheio de água., devido à enorme pressão que exerce sobre a nossa linha e cana.

                                                                        Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: caranguejo pilado, minhocas do lodo, peixes tais como sardinhas, cavalas ou carapaus.

MÉTODOS DE PESCA:  pesca embarcada, surfcasting.

RECORD IGFA: encontra-se em 1,040 kg capturada no dia 23/03/2007 por Luis Ceia em Portugal.

                                                 HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...