AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 10 de maio de 2011

O TUBARÃO MAKO - Usurus oxyrinchus (Rafinesque, 1810)


FAMILIA: elasmobrânquíos

LONGEVIDADE: 25 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 740m

COMPRIMENTO: 4m

PESO: 750kg


DISTRIBUIÇÃO: mundial (desde que sejam águas temperadas).


BIOLOGIA: o Mako é um animal belissímo com o corpo robusto, e espetacularmente hidrodinâmico. Com um nariz cônico e pontiagudo e uma boca grande e estreita em forma de U repletinha de dentes. A sua côr pode variar dependendo do estado em que se encontra, mas normalmente apresenta um dorso azul escuro, os flancos mais claros e um ventre branco. É provávelmente o tubarão mais rápido do mundo, capaz de alcançar a velocidade de 124km, são homeotermos ( com a capacidade de manter a tempratura corporal por cima da tempratura do meio e com uma rápida digestão, o que os faz mais fortes e mais rápidos). É um tubarão com hábitos ocêanicos, mas não é rara a sua incrusão em portos pesqueiros e praias para procurar alimento. Como ovíparo têm camadas de 4-8 crías que nascem com cerca de 70cm e ao atingir o 1,90cm já se consideram maduros e perparados para a reprodução.

 Claro está que lutar com um exemplar de Mako é uma odisseia, um verdadeiro desafio ao pescador que busca o seu límite, para além das capacidades anteriormente descritas o Mako tem outra mais, e talvez a mais espetacular de todas, para livrar-se do anzol é capaz de dar saltos fora de água que podem alcançar entre os 6 - 8 metros de altura. Um factor a ter em conta ao capturar um mako, é a sua má costume de saltar para dentro do barco, este caso já sucedeu demasiadas vezes para que se considere uma mera casualidade, por isso como diz o ditado: Quem avisa, amigo é.


ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat, com especial perdilecção pela cavala, arenque, sardinha e o atún. Ao atingir maior tamanho predam sobre qualquer coisa, chegam a atacar pequenos cetáceos, mas sem dúvida o seu prato favorito é o peixe-espada.


MÉTODOS DE PESCA: corrico, jigging, spinning, surfcasting.

                                                                          Cortesia de:
                                   



VIDEO: aqui podemos apreciar o fantástico salto do mako, embora o video não seja de grande qualidade. E ver o pessoal do barco totalmente sorpreendido que não sabia o que que fazer.


                            ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE!!


 RECORD IGFA: encontra-se em 553,840kg capturado por Luke Sweeney no dia 21/07/2001 em Chatham, Massachusetts, USA. 


CURIOSIDADES: o mako é oofágio ( são animais que ao nascer dentro do ventre materno, ao não encontrar alimento suficiente alimentam-se dos ovos ou dos seus irmãos mais pequenos). Este tipo de comportamento não é raro em espécies perdadoras pois assim saiem ao mundo já perparados para o que o seu instinto lhe indica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...