LONGEVIDADE: ?
PROFUNDIDADE: 0 - 5 metros.
COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.
PESO: 8 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: América do sul.
BIOLOGIA: com um corpo alongado e roliço e um pouco comprimido, a bicuda é um excelente peixe desportivo de água doce. Existem várias espécies de bicudas e a sua côr varia muito, mas o mais normal é apresentarem um ventre e flancos prateados e um dorso cinzento. As barbatanaspélvicas e anal apresentam uma faixa preta que a fazem inconfundível.
O seu habitat normal são sempre zonas de águas rápidas, onde se oculta entre troncos ou pedras para atacar de imprevisto, os exemplares mais pequenos vivem normalmente em zonas mais calmas do rio ou em lagos. Embora tenha semelhanças com a barracuda, a bicuda, é um peixe bem diferente quando falamos de habitat, mais concretamente em capas de água, enquanto a barracuda pode ser encontrada em zonas profundas e em superficie, a bicuda está sempre em zonas superficiais. As bicudas são extremadamente vorazes, o que faz dela um peixe super desportivo. Não formam grandes cardumes e não fazem imigrações para desovar, a bicuda pode procriar durante todo o ano. A sua defesa quando capturada consiste em corridas rápidas e saltos acrobáticos sacudindo a cabeça para tentar livra-se do anzol ou amostra. A sua boca é muito dura, e normalmente se não está bem fisgada, ao dar esses saltos escapa. Por essa razão convém assegurar a captura fisgando várias vezes para cravar bem o anzol.
ALIMENTAÇÃO: básicamente de peixes do seu habitat e crustáceos.
ALIMENTAÇÃO: básicamente de peixes do seu habitat e crustáceos.
HOMENAGEM AOS AMIGOS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.