AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 18 de dezembro de 2011

A JAMANTA - Manta birostris (Walbaum, 1792)

FAMÍLIA: mobulídeos.

LONGEVIDADE: 20 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 120 metros.

COMPRIMENTO: 900 cêntimetros.

PESO: 3.000 quilos.

 DISTRIBUIÇÃO: práticamente global em àguas temperadas a tropicais, desde California até Nova Zelanda, passando por Japão, Perú, Egipto, Açores. 

       

 
BIOLOGIA: as jamantas ou raias-vampiro pertencem à família dos mobulídeos, que compreende cerca de uma dúzia de espécies. Variam em tamanho desde a manta Australiana (Mobula díabola), que mede cerca de 60 cm transversalmente até ao nosso personagem a Jamanta que é a maior de todas. Apesar do seu enorme tamanho, a jamanta é um peixe geralmente inofensivo que se alimenta de pequeos peixes e crustáceos que arrasta até à sua boca através das barbatanas cefálicas, o par de (chifres) que tem na sua cabeça. As jamantas vivem a uma profundidade média e à superficie e muitas vezes, dão saltos no ar talvez para se libertarem de parasitas ou simplesmente por diversão. Preferem viver em fundos coralinos ou rochosos onde encontram a sua dieta com mais facilidade, no entanto podem ser encontradas práticamente en toda parte, proprocionando muitas vezes sustos colossais a mergulhadores, que nem nos seus melhores sonhos pensavam encontrar um espetáculo de essa dimensão. Como peixe desportivo é um verdadeiro colosso só ao alcance de alguns, quando são mais pequenas podem ser capturas a surfcasting e já com maior tamanho ao corrico, são capturas difíceis e muito perigosas, devido ao enorme tamanho que normalmente possuen, especialmente no momento de retirar o anzol para poder libertar tão magnífico oponente. Manusear uma jamanta não é tarefa fácil, e normalmente o pescador perfere cortar a linha quando a têm junto ao barco, para assim evitar qualquer risco. A jamanta reproduz-se somente uma vez a cada dois anos, e têm apenas uma cria. A pequena jamanta nasce já com cerca de 10 quilos e medindo cerca de 1metro.
ALIMENTAÇÃO: pequenos peixes e crustáceos.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, corrico.

VIDEO: depois de um combate de 2h30 minutos o a jamanta partiu a linha !!!
Esta é uma imagem de 1934, hoje em dia,  felizmente já não se podem matar estes magnificos animais pois estão protegidos por lei.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue