LONGEVIDADE: 17 anos.
PROFUNDIDADE: 0 - 5 metros.
COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.
PESO: 1,480 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: Oceano Atlântico, Mar Mediterrâneo e Mar negro.
BIOLOGIA: esta espécie muito común na costa Portuguesa assim como em muitos países do mundo, normalmente considerada como (peixe de segunda) é um digno adversário para qualquer pescador desportivo e em especial para noveles que desejem sentir a emoção de uma luta considerável na captura de um predador. Pode ser considerado um peixe de superfície visto que grande parte da sua acção têm a superfície como zona predominante, têm o corpo alongado e comprimido com escamas pequenas que se soltam com muita facilidade e se aderem às nossas mãos como verdadeiras lapas. O dorso é de côr esverdeado ou azulado e o ventre branco prateado, as maxilas são alongadas em forma de bico e a inferior é um pouco mais pequena que a superior, os dentes percorrem este "bico" de forma inregular. É um predador muito rápido e voraz que se alimenta de pequenas presas tais como o peixe-rei, desloca-se normalmente aos pares para caçar e entendem-se perfeitamente na sua estratégia para capturar qualquer presa. Desloca-se muitas vezes com cardumes de cavalas o qual é um aliciante para a captura deste perdador. Perfere os dias sem vento e água calma. A maturidade sexual é atingida com a idade de 5/6 anos. Na época reprodutora entre março e junho a fêmea coloca vários fios de ovos, entre 60/80 em algas ou outros objectos fultuantes e a sua eclosão dá-se ao fim de semanas. A luta do peixe agulha é muito enérgica e bastante normal que nos sorpreenda com saltos e cabriolas fora de água na tentativa de livrar-se do anzol. Um peixe divertido e para os apreciadores da sua carne um verdadeiro manjar.
ALIMENTAÇÃO: pequenos peixes e crustáceos que captura na superfície ou a meias águas.
MÉTODOS DE PESCA: à bóia, corrico, spinning, surfcasting com montagens especiais para esta espécie.
RECORD IGFA: encontra-se em 1,480 quilos e foi capturado no dia 24/08/2004 por Nicholas Reiner em Cape May Reef, New Jersey, USA.
HOMENAGEM AOS AMIGOS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.