AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O PEIXE ARANHA - Trachinus draco (Linnaeus, 1758)


FAMÍLIA: trachinídeos

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0 - 150 (no inverno)

COMPRIMENTO: 55 cm

PESO: 1,890kg

DISTRIBUIÇÃO: oeste do Oceano Atlântico, Mar do Norte e Mediterrâneo, Marrocos, Madeira e Ilhas Canárias.



BIOLOGIA: existem duas espécies de peixes aranha uma bastante pequena que carece de interesse para a pesca desportiva o Echiichthys vipera (Cuvier, 1829) que cresce apenas até aos 15cm e a espécie em questão o Trachinus draco (Linnaeus, 1758). Não pensem que a cara de mau é a gozar, o gajo é mesmo mau!! Matar não mata, mas quem tiver a má sorte de pisar ou ser picado de outra forma por um peixinho destes de certeza que se vai lembrar dele durante muito tempo. E falo por experiência. O peixe aranha é uma delícia (na mesa) porém sem um prévio conhecimento pode ser uma experiência muito dolorosa. É um predador astuto, que utiliza a camuflagem natural para ocultar-se na areia, normalmente completamente tapado, só com os olhos de fora. No entanto como podemos apreciar pela foto, não lhe fazia falta porque o seu mimetismo é suficiente para ser confundido com o fundo. Vive no litoral normalmente sobre fundos de areia, embora também possa ser visto em fundos de lodo ou gravilha. É um predador que ataca por sorpresa apurando a distância com a presa ao límite. Ao manejar um peixe aranha aconselha-se o uso de uns alicates ou um bocagrip ou até um simples pano de maneira a imobilizar o peixe para uma extracção segura do anzol, as 3 primeiras espinhas dorsais são as que  possuem o veneno pode-se ver a diferença de côr porque estas são mais escuras que as outras. Existem também duas espinhas venenosas nas aberturas branquiais, estas são as que devemos ter debaixo de olho ao manejar o peixe aranha.

No caso de picadura, o remédio mais aconselhavél para o momento, no caso de não se poder deslocar-se a pedir ajuda médica é através do calor, devemos projectar calor na zona da picadura através de àgua quente (de maneira suportavél) ou até com o calor de um cigarro. É raro que a picada de um peixe aranha provoque a morte (mas já se deram casos) devido a alergias que a vítima possa ter.

ALIMENTAÇÃO: pequenos invertebrados, caranguejos, camarões, peixe ou qualquer outro ser vivo do seu habitat.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, jigging, corrico, à mosca, spinning.

VIDEO: aqui podemos apreciar bem como se move um peixe aranha e os seus famosos espinhos.



RECORD IGFA: encontra-se em 1,740kg capturado por John H. Williams en La Gomera, Ilhas Canárias, España, no dia 11/06/2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...