AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O ATUM ALBACORA - Thunnus alalunga (Bonnaterre, 1788)



FAMÍLIA: escombrídeos.

LONGEVIDADE: 9 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 600 metros.

COMPRIMENTO: 140 cêntimetros.

PESO: 43 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: global.
BIOLOGIA: também conhecido como atum de barbatanas largas ou albacora, é uma máquina perfeita. Devido às suas barbatanas peitorais, que se estendem até ultrapassar o início da barbatana anal, este peixe é uma autêntica flecha. Estas barbatanas ajudam a destingui-lo de outras espécies de atum tais como o atum rabilo ou o azul. Um cosmopolita em todas as àguas tropicais, temperadas e até no Mediterrâneo, adora mergulhar a grandes profundidades, normalmente para alimentar-se de lulas, o seu petisco favorito. Em zonas onde se encontrem grandes quantidades de sargaços é muito provável encontrar grandes concentrações desta espécie, também têm o costume de seguir e agrupar-se debaixo de grandes objectos que se encontrem à deriva. Normalmente as maiores concentrações desta espécie têm lugar no chamado tremoclima (profundidade subaquática na qual a temperatura caí em picado). Alcançam a maturidade sexual com cerca de 90cm, os seus ovos são muito apreciados no mercado e chegam a atingir preços considerados abusivos. Na sua pesca utiliza-se tanto o isco vivo como as amostras, a tainha, a anchova ou a sardinha são alguns dos iscos mais utilizados pelos profissionais que se dedicam à sua captura. O atum albacora é provávelmente um dos peixes mais combativos das nossas àguas, um lutador incansável que deixará esgotado qualquer pescador.
ALIMENTAÇÃO: peixes, crustáceos e lulas.

MÉTODOS DE PESCA: corrico, spinning, jigging, trolling.

O VIDEO: um pequeno video da captura de um atum albacora.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 39,970 quilos e foi capturado por Sigfried Dickemann no dia 19 de Novembro de 1977 na ilha de Gran Canaria, España. 

                                                        HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue