AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 23 de julho de 2013

O CHUB - Squalius cephalus (Linnaeus, 1758)




FAMÍLIA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: 22 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 30m

COMPRIMENTO: 60cm.

PESO: 8kg

DISTRIBUIÇÃO: europa e ásia.

BIOLOGIA: o chub também conhecido como bagre em alguns paises é um peixe da familía dos ciprinídeos pouco conhecido. Com um corpo alargado e uma cauda vigorosa e larga o chub é um peixe crescido para nadar, normalmente de côr prateada e com a particularidade de ter as barbatanas anal e pélvica de côr vermelha, embora dependendo das águas onde habite esta côr pode mudar até um côr de laranja ou amarelo.O chub é dos poucos peixes da familía dos ciprinídeos que se podem capturar com equipamento de predador, sem ser por casualidade. Habita em águas claras e correntes embora também se adapte a lagos ou barragens desde que a cualidade das águas seja boa. É um peixe rápido com uma picada sincera, parecida com a de um barbo. Como a maioria dos peixes durante a sua fase juvenil desloca-se em cardumes para sua protecção, mas ao atingir um estado "adulto" normalmente converte-se num peixe solitário que só se reune em cardume na época do acasalamento.

                                                                        Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO:  artrópodos e pequenos peixes.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, carpfishing, mosca, inglesa, bolonhesa, à francesa.

VIDEO: um pequeno video da pesca do chub.



RECORD IGFA: encontra-se em 3,050kg capturado por Dieter Lindenmann no rio Rhein na Alemanha, no dia 14 de dezembro de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...