AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O BESUGO - Pagellus acarne (Risso, 1827)



FAMÍLIA: esparídeos.

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0 - 500mts.

COMPRIMENTO: 0,36cm.

PESO: 2kg

DISTRIBUIÇÃO: Oceano Atlântico e Mediterrâneo, Baía de Biscaía até ao Senegal, também na Madeira, Açôres e Ilhas Canárias.



BIOLOGIA: os adultos habitam vários tipos de fundo, especialmente fundos com algas e areia. Porém durante o estado juvenil encontram-se com facilidade junto à costa, o besugo é um peixe que come de tudo e mais alguma coisa, não é nada esquesito com o isco. É um peixe gregário que normalmente se encontra em cardumes, por isso se capturarem um besugo é muito provável que não seja o único na zona. Durante a fase juvenil são um autêntico calvário para os pescadores de surfcasting, pois eliminam qualquer isco dos anzóis rápidamente sem deixar sinal da sua presença. O besugo é um peixe delicioso, a sua carne é simplesmente maravilhosa. A sua picada é franca e a luta bastante decidida para um peixe do seu tamanho, os maiores exemplares capturam-se normalmente no alto mar, mas isso não quer dizer que desde costa não se possam conseguir excelentes exemplares.




ALIMENTAÇÃO: milhocas, moluscos, pequenos crustáceos e peixes de pequeno tamanho.

MÉTODOS DE PESCA: pesca embarcada, surfcasting, à bóia.

VIDEO: pesca embarcada aos besugos e outras espécies.



RECORD IGFA: encontra-se em

CURIOSIDADES: o besugo é um peixe de disposição barométrica, quanto maior fôr o seu tamanho maior profundidade procura, por essa razão as melhores capturas se realizam no alto mar.


                                                          HOMENAGEM AOS AMIGOS


Nota do autor: os meus agradecimentos ao Mestre Vitor Lopes que sem ele e a sua embarcação Carmi estas imagens não seriam possiveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...