AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O SALMÃO DO DANÚBIO - Hucho hucho ((Linnaeus, 1758)



FAMILÍA: salmonídeos

LONGEVIDADE: 15 anos

PROFUNDIDADE:

COMPRIMENTO: 150cm

PESO: 52kg

DISTRIBUIÇÃO: Europa, rio Danúbio, Volga, e bacías de vários rios europeus introduzidos para a pesca desportiva.Entre eles o rio Tormes em Espanha.

BIOLOGIA: normalmente de carácter solitário o salmão do Danúbio ou Hucho habita en zonas profundas e oxígenadas de rios com àguas transparentes. Durante a sua fase juvenil alimenta-se sobertudo de invertebrados, mas ao atingir a sua fase adulta a sua dieta é básicamente peixe do seu habitat. É um peixe sociàvel até atingir um tamanho considerável, (cerca dos 70-80cm) a partir dessa fase isola-se e quase toda a sua vida é solitária com excepção das fases de acasalamento. É considerado uma espécie de grande valor desportivo devido ao grande tamanho que alcança e à voracidade dos seus ataques. O maior salmão do Danúbio capturado até hoje tinha a incrível cifra de 100kg e 2 metros de comprimento. Em Espanha a loucura pelo Hucho é tal que só se pode pescar em cotos e devido ao acesso restringido dos mesmos, muitos pescadores chegam a esperar até 2-3 anos pela posibilidade de aceder a um destes cotos para poder praticar a sua pesca, o mais interesante é que o pagamento é à prióri, o que quer dizer que se por qualquer infortúnio o pescador perde esse dia asignado fica sem o dinheiro e sem a pesca. 

                                                             Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: invertebrados en fase juvenil e peixe do seu habitat en fase adulta embora possa comer quase cualquer coisa que a natureza lhe proprocione.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, curricán, à bóia com peixe vivo como isco.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 50 kg capturado por Igor Borisovich no rio Anyui en Russia, no ano 2003. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...