AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 29 de julho de 2014

PIRACANJUBA - Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1850)


FAMÍLIA: characídeos

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 30 m.

COMPRIMENTO: 80 cm

PESO: 10 kg

DISTRIBUIÇÃO: rio Paraíba do Sul, Muciri e rio do Piau en Valença.Também no Mato Grosso do Sul em São Paulo e em Minas Gerais. Assim como em toda a zona de Paraná e sul de Goiás.


BIOLOGIA: "Piracanjuba" é um termo de origem Tupi que significa "peixe de cabeça amarela" através da junção "pirá" (peixe) e "akanga" (cabeça) e íuba (amarela). As fêmeas de espécie chegam a medir cerca de 80 centímetros de comprimento e podem pesar 10kg, enquanto que os machos embora cheguem a medir o mesmo, o seu peso não costuma passar dos 4 kilogramos.
É encontrada em rios de tamanho médio, grandes lagos y lagoas. Esta espécie apresenta uma estratégia reprodutiva do tipo periódico, com desova total sempre numa determinada época do ano. Embora o seu tamanho médio seja de 30 cm alcança comprimentos muito maiores dependendo das condições do habitat. As migrações reprodutivas ocorrem de forma mais intensa em dezembro e janeiro. É um pequeno predador muito divertido e que com o equipamento adequado dá umas intensas jornadas de pesca. É uma espécie migratória que desova entre dezembro e janeiro e os ovos são postos bem próximos à coluna de água.O piracanjuba está em risco de extinção!

                                                               Cortesia de:




ALIMENTAÇÃO: sementes,frutas, insectos e pequenos peixes.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, corrico,bóia e ao fundo.

VIDEO: la captura de um piracanjuba pescado ao fundo.




RECORD IGFA: 



                                                           HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...