AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 4 de novembro de 2014

TANDANO - Tandanus tandanus (Mitchell, 1838)



FAMILÍA: sirúlídeos.

LONGEVIDADE: 8 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 30 mts.

COMPRIMENTO: 90cm.

PESO: 6 kg.

DISTRIBUIÇÃO: Australásia e Indo-Pacífico.

BIOLOGIA: o tandano pretence à familia dos plotosídeos, que compreende cerca de 30 espécies de água doce e salgada. É originário da Austrália e vive em águas paradas e nos riachos de correntes lentas. A sua fase de reprodução dá-se na primavera quando a tempratura da água se encontra entre os 20º-24º. Tal como a maioría dos peixes gato a sua existencia pasa desapercebida para a maioría dos pescadores a não ser quando alcançam tamanhos consideráveis. A luta depois de fisgado não é nada do outro mundo, mas também depende muito do tamanho que possa alcançar o exemplar.Durante a sua juventude formam grandes cardumes adoptando a forma de uma bola em caso de perigo. Mas ao alcançar a maturidade tornam-se solitários e normalmente um exemplar controla um território de mais de 100 metros.

                                                                Cortesia de:


ALIMENTAÇÃO: insectos, larvas, moluscos, peixe e práticamente tudo o que lhe entre na boca.Para a sua pesca aconselha-se iscos ricos em fortes odores tais como peixe, fígado de galinha ao outro animal. Também podem ser capturados com boilies de peixe como é o caso do tandano da foto.

MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, à bóia, spinning.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 3,480kg capturado por Samantha Male no rio Murray.

                                                          CAPTURA E SOLTA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...