AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 21 de junho de 2016

O TUBARÃO SARDO - Lamna nasus (Bonnaterre 1788)

FAMILÍA: lamnídeos.

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 

COMPRIMENTO: 300 cêntimetros.

PESO: 227 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Atlántico, Mediterrâneo. 
BIOLOGIA: o primeiro factor a chamar a nossa atenção sobre o tubarão Sardo é  o facto de ser um tubarão muito robusto! Com um focinho arredondado e uma grande barbatana caudal. Outra particularidade deste tubarão é que tem cinco fendas branquiais proeminentes logo por cima de cada barbatana peitoral. Prefere águas profundas e abertas, embora seja capaz de se aventurar até águas com uma profundidade inferior aos 6 metros!! Já foram capturados vários exemplares com mais de 45 quilos desde costa com a modalidade de surfcasting. Outra particularidade do tubarão sardo é que os seus dentes possuem uma ponta ou cúspide adicional de cada lado da parte principal do dente, formando uma espécie de tridente!  Quando anda em casal o macho morde a fêmea para evitar que se mexa durante o coito. São ovivíparos e por tanto os embriões crecem dentro do útero da fêmea sem formar uma união com a placenta. O periodo de gestação dura entre 8 e 9 meses, os pequenos sardos saem prontos para enfrentar a vida completamente formados e aptos.
ALIMENTAÇÃO: como a maioría dos tubarões alimenta-se peixes tais como a cavala, arenque, sardinha, raias e atúns, tem especial debelidade por lulas e polvos.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, corrico e pesca embarcada.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue