AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 1 de julho de 2019

O JURUPENSÉM - Sorubim lima (Bloch & Schneider, 1801)


FAMILÍA: silúrídeos. 

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 30 metros.

COMPRIMENTO: 70 cêntimetros.

PESO: 3 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata. 
BIOLOGIA: o jurupensém ou surubim lima é o tipo de bagre com o corpo roliço que não destacaria dos otros bagres a não ser pela peculiaridade do seu nariz. Devido ao alongamento exagerado do maxilar superior também é conhecido como bico-de-pato. O dorso é castanho escuro, quase preto, passando ao amarelo e depois esbranquiçado na parte ventral. As barbatanas são avermelhadas ou rosadas. É um peixe gregário que realiza grandes migrações subindo o rio nos períodos de procriação. Apesar da estranha forma que têm a sua boca, este peixe é um predador que durante a noite caça pequenos peixes do seu habitat com uma velocidade incrível! Na época do acasalamento realiza grandes migrações rio acima para buscar águas oxigenadas para os pequenos alevins. Durante o resto do tempo prefere grandes poças perto de cascadas ou quedas de água para viver. Pesca-se normalmente em maiores quantidades, quando sobe o rio para reproduzir-se já que faz pequenas paragens nas cascadas para descansar, momento em que os pescadores que sabem a data se deslocam a essas zonas para pescá-los com material ligeiro. 
ALIMENTAÇÃO: minhocas, crustáceos e peixes.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, ao fundo, à bóia.
O VIDEO: um video extraórdinário, surubim lima caçando em cardume.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 1,500 quilos e foi capturado por Roberta Mathias no dia 2 Junho de 2003 no rio Xingu no Brasil. 

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue