AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 14 de julho de 2019

A CHOUPA - Spondyliosoma cantharus (Linnaeus, 1758)

FAMILÍA: esparídeos.

LONGEVIDADE: 15 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 300 metros.

COMPRIMENTO: 50 cêntimetros.

PESO: 2 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: desde a Escandinávia até ao norte de Namibia, passando pelo estreito de Gibraltar, Mediterrâneo e Oceano Atlântico.
BIOLOGIA: a choupa é um esparídeo muito comúm na costa portuguesa e em grande parte do mundo. É um peixe com clara tendência homenívora já que se alimenta de práticamente tudo o que encontra no seu habitat. Gosta de fundos lodosos com bastante vegetação, mas também se podem encontrar em fundos de areia com pedra à mistura. É um peixe gregário que normalmente se desloca em cardume e se capturarmos uma choupa convém insistir porque provávelmente existam mais na zona. Caracteriza-se por uma coloração cinzenta com um corpo oval comprimido, possui de cinco a seis manchas verticais que acompanham o corpo desde a barbatana dorsal até ao ventre. Ao atingir os 20-25 cêntimetros já pode procriar e normalmente põe os ovos em leitos de areia, a reprodução dá-se de Janeiro a Maio. É um peixe muito combativo, que apesar do seu pequeno tamanho ofrece grande satisfação na sua captura. 
ALIMENTAÇÃO: pequenos invertebrados, especialmente crustáceos, anélidos e pequenos peixes. 

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, à bóia, pesca embarcada. (capturas ocasionais com a técnicas de rockfishing).
RÉCORD IGFA ALL TACKLE: encontra-se em 1,900 quilos e foi capturada por Patrick Sebile no dia 16 de Setembro de 2002 na Córsega, França.

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.