AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 19 de junho de 2020

O BADEJO - Pollachius virens - (Linnaeus, 1758)

FAMILÍA: gadídeos. (Família de peixes teleósteos com cabeça volumosa e escamas cicloides, cujo género ou tipo se denomina Gadus.)

LONGEVIDADE: 25 anos. 

PROFUNDIDADE: 0 - 200 metros.

COMPRIMENTO: 130 cêntimetros. 

PESO: 30 quilogramos. 

DISTRIBUIÇÃO: é um peixe de águas frias e está mais presente no Mar Báltico, especialmente ao norte das ilhas britânicas, assim como nas águas escandinavas e islandesas. Existe uma população separada nas águas norte americanas ao longo da costa leste dos Estados Unidos e Canadá. O famoso mar de Bering no Alaska é a zona do planeta com a maior população de esta espécie. 
Pollachius virens occurs on both sides of the North Atlantic. In the western Atlantic, their distribution is centered between Cape Cod and the Strait of Canso, while in the eastern Atlantic they are mainly found around Iceland, in the North Sea, and off the northern coast of Norway (Steele 1963). Specimens have been found as far south as North Carolina (Coles 1926), although their abundance is very low at the southern edge of their range. They are native to much of the Atlantic and ArBIOLOGIA: o badejo ou escamudo como também é muitas vezes reconhecido é um peixe do gênero Pollachius (escamudo). Trata-se de um peixe pelágico ativo, gregário e que com frequência ocorre em águas costeiras, principalmente no período da desova, a qual se dá durante a primavera. Durante o inverno as suas deslocações são mais habituais em águas profundas. Uma das suas características mais distintivas é a presença de uma linha longitudinal que percorre as suas costas . O seu dorso é mais escuro, com côres que oscilam entre o verde e o preto. É muitas vezes confundido com um parente seu. O (Abadejo, ou pollachius pollachius). Durante os dois ou três primeiros anos de idade, o badejo prefere as águas costeiras, porém o estado de jovem não dura muito tempo, já que é um peixe de crescimento muito rápido e com cerca de três anos já mede aproximadamente 50 centímetros. É nesta altura que abandona as águas costeiras e se desloca em busca de maiores profundidades. A desova têm lugar no final de outono-inverno. Uma fêmea adulta pode produzir mais de 220.000 ovos, mas em peixes realmente grandes (mais de 10 quilos)  a posta pode chegar a 4.000.000 por fêmea! 
ALIMENTAÇÃO: durante a sua fase juvenil alimenta-se principalmente de crustáceos (copépodes, anfípodes, euphausiids), depois pasa a peixes de menor tamanho e durante a fase adulta a sua dieta é básicamente de outros peixes do seu hábitat. 

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, pesca embarcada. 

RÉCORD IGFA: encontra-se em ...

                                                       HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Publicar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la vida.