AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A CASTANHOLA CUBERA - Lutjanus cyanopterus



FAMÍLIA: lucianídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 55 m

COMPRIMENTO: 160 cm

PESO: 60 kg



DISTRIBUIÇÃO: oeste do oceano Atlântico desde Escócia até às Bermudas.



BIOLOGIA: a maioria das 230 espécies que constituem a familia dos lucianídeos encontra-se em mares tropicais, mas algumas surgem em águas temperadas. São peixes predadores com dentes cónicos e afiados que incluem um ou dois grandes caninos de cada lado da parte da frente da mandíbula superior. Este é o caso da Castanhola Cubera também conhecida com "Snapper cubera", vive normalmente em profundidades que oscilam entre 0 e 55 metros embora existam capturas esporádicas a maior profundidade. As castanholas também penetram nos estuários e nos braços de ribeiros e canais de água doce influenciados pela maré.

A sua coloração geral vai desde o cinzento ao castanho-purpúra e é a maior castanhola do Atlântico, perfere fundos de recifes cobertos de coral, embora seja capturada em águas costeiras com fundos de rocha dispersa.  Muitas vezes confundida com o mero ou garoupa a castanhola têm uma identidade própria que nenhuma das outras espécies possui. São exactamente esses caninos de tão feroz aspecto que antes mencionei. As castanholas de pequeno tamanho (entre 1 e 2 kg ) são muito apetitosas, porém podem causar "ciguatera" um tipo de envenenamento alimentar que pode ser fatal. Puro nervo, quando fisgadas os minutos transformam-se em horas devido a intensidade de combate que produz a Castanhola cubera, a sua luta consiste em fortes cabeçadas buscando o fundo para poder ocultar-se em qualquer fenda ou buraco, se o conseguir já podemos dizer adeus á nossa captura.

                                                                Cortesia de M. Bank



ALIMENTAÇÃO: camarão, caranguejo, peixes do seu habitat e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, spinning, corrico, jigging e á mosca.

                          ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

RECORD IGFA: encontra-se em 56.585 kg capturado por Marion Rose no dia 23/06/2007 em Garden Bank, USA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...