AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O TIGERFISH - Hydrocynus goliath



FAMÍLIA: characídeos

COMPRIMENTO: 133 cm

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 25 m

PESO: 50 kg


DISTRIBUIÇÃO: África, bacia do rio Congo, rio Lualaba, lago Upemba e lago Tamganica.


BIOLOGIA: pertence á mesma familia que as piranhas, porém como se pode observar com uma "pequena" diferença de tamanho, por todos é conhecida a famosa voracidade da piranha e a sua extrema agressividade, se juntamos a estes dois ingredientes, 50 kg e uma boca com 32 razões afiadas em forma de caninos, já nos podemos fazer uma ideia aproximada do que é um Tigerfish ou (peixe-tigre). Uma particularidade deste peixe, o que o faz mais temível se cabe, é a fisionomia da sua mandibula, que possui as mesmas caracteristicas que as de um tubarão. Tal como o tubarão possui dentes que automáticamente subestituem qualquer dente que se parta, ou se perca durante um ataque mais violento. Estes dentes encontram-se embutidos em cavidades especiais na placa óssea da mandibula prontos a girar para ocupar o lugar do dente perdido.

Originário de África com maior presença no rio Congo e seus afluentes o Tigerfish é um autêntico carniceiro de água doce, os seus ataques são explosões de agressividade seguidas de largas corridas e saltos espetáculares, alimenta-se de peixes do seu habitat, porém não hesita em atacar qualquer outro ser vivo que seja capaz de engolir.

Ao ser um peixe que caça em águas turvas depende em grande parte da sua linha lateral para a detecção das suas presas. A sua reprodução têm lugar no verão ao longo das margens dos rios e lagos donde habita, depois de fecundada a fêmea deposita centenas de milhar de ovos na vegetação das margens os quais eclodem ao fim de 2-4 dias sem controle paterno e estão aptos a sobreviver.  A melhor época para a sua pesca dá-se entre os meses de setembro e novembro. A sua dieta nos primeiros dias consiste em zooplâncton e larvas de insectos, passando rapidamente a ingerir pequenos peixes, na sua juventude são victimas habituais de corcodilos, outros peixes predadores e aves, porém no estado adulto o uníco predador conhecido é o ser humano.

Deslocam-se sempre em pequenos cardumes de entre 10-20 individuos como estratégia de caça e protecção, por isso não são raras as vezes que se conseguem várias capturas seguidas deste incrivel lutador.


                                                                     Cortesia de:      

ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat, e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: á bóia, á deriva, corrico, spinning, á mosca.

O VIDEO: a captura de um Tigerfish, incrível!!!!




RECORD IGFA: encontra-se em 44 kg capturado por Raymond Houtmans no dia 09/07/1988 no rio Zaire, no Zaire.

                           ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

1 comentário:

  1. JLOPES:

    Sou ODONTÓLOGO de profissão...
    QUE DENTADURA , hein....!!!

    CREDO!
    gr abr SBersano

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...