AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O SMALLMOUTH - Micropterus dolomieui


FAMÍLIA: centrárquídeos

COMPRIMENTO: 70 cm

LONGEVIDADE: 26 anos

PROFUNDIDADE: 0 - ?

PESO: 5.410 kg



DISTRIBUIÇÃO: desde Dakota do Norte a Quebeque, Oklahoma e Alabama.



BIOLOGIA:  o Smallmouth ou achigã de boca pequena está entre os achigãs mais procurados devido á enorme luta que dá. É ligeiramente maior que o de boca grande (Micropterus salmonoides), perfere águas transparentes com fundos de rochas e gravilha, embora possua uma boca mais pequena não têm nada que invejar do seu "primo", pois como predador é dos mais temivéis, alimenta-se tal como o seu "primo" de tudo o que esté no seu habitat desde pequenos invertebrados até aos seus próprios congéneres. O achigã de boca pequena não só é maior, também é mais rápido devido a forma pontiaguda da sua cabeça e á impressionante barbatana caudal que possui, (bastante mais larga que a do seu "primo".


Durante a época do desove existe outra grande diferença, enquanto o seu "primo" forma um casal o achigã de boca pequena pode fecundar várias fêmeas as quais depositam os seus ovos num só "ninho" que pode conter até 10,000 ovos,  estes ovos possuem uma seiva pegajosa que os faz aderir à gravilha do ninho, ficando ao cuidado do macho até a sua élosão que dura entre 2-3 dias. Nos seus primeiros dias alimenta-se sobretudo de plâncton e insectos, sempre ocultos entre a vegetação das margens, dedicando-se mais tarde a presas de maior porte como lagostins de água doce e camarão.

                                                                 Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: qualquer invertebrado, crustáceo ou animal do seu habitat, e amostras.


MÉTODOS DE PESCA: jigging, spinning, corrico, á mosca, á boia e ao fundo.


                              ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.


RECORD IGFA: encontra-se em 5,410 kg capturado por David Hayes no dia 09/07/1995 no lago Dale Hallow, Tennessee, USA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...