AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O SMALLMOUTH - Micropterus dolomieu (Lacepède, 1802)


FAMÍLIA: centrárquídeos.

COMPRIMENTO: 70 cêntimetros.

LONGEVIDADE: 26 anos.

PROFUNDIDADE: ?

PESO: 5.410 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: desde Dakota do Norte a Quebeque, Oklahoma e Alabama.
BIOLOGIA:  o Smallmouth ou achigã de boca pequena está entre os achigãs mais procurados devido á enorme luta que dá. É ligeiramente menor que o de boca grande (Micropterus salmonoides), perfere águas transparentes com fundos de rochas e gravilha, embora possua uma boca mais pequena não têm nada que invejar do seu "primo", pois como predador é dos mais temivéis, alimenta-se tal como o seu "primo" de tudo o que esté no seu habitat desde pequenos invertebrados até aos seus próprios congéneres. O achigã de boca pequena não só é maior, também é mais rápido devido a forma pontiaguda da sua cabeça e á impressionante barbatana caudal que possui, (bastante mais larga que a do seu "primo". Durante a época do desove existe outra grande diferença, enquanto o seu "primo" forma um casal o achigã de boca pequena pode fecundar várias fêmeas as quais depositam os seus ovos num só "ninho" que pode conter até 10,000 ovos,  estes ovos possuem uma seiva pegajosa que os faz aderir à gravilha do ninho, ficando ao cuidado do macho até a sua élosão que dura entre 2-3 dias. Nos seus primeiros dias alimenta-se sobretudo de plâncton e insectos, sempre ocultos entre a vegetação das margens, dedicando-se mais tarde a presas de maior porte como lagostins de água doce e camarão.
ALIMENTAÇÃO: qualquer invertebrado, crustáceo ou animal do seu habitat, e amostras.


MÉTODOS DE PESCA: jigging, spinning, corrico, á mosca, á boia e ao fundo.
RECORD IGFA: encontra-se em 5,410 quilos capturado por David Hayes no dia 09/07/1995 no lago Dale Hallow, Tennessee, USA.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue