AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 29 de maio de 2010

O INCONNU - Stenodus leucichthys (Güldenstädt, 1772)

FAMÍLIA: corégonos.

LONGEVIDADE: 20 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

COMPRIMENTO: 130 cêntimetros.

PESO: 25 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Norte de América e Euroàsia, Canadá, China, Mongólia e Rússia.
BIOLOGIA: este peixe grande e robusto é o uníco corégono predador da América do Norte. A maioria dos Inconnu (que traduzido vem a ser como peixe desconhecido) vivem em estuários e nos braços inferiores dos rios, migrando rio acima para desovar, tarefa essa que pode durar mais de dois meses, até o Inconnu encontrar a aréa que considera adequada para a labor. Mas existem populações lacustres que não emigram. Os exemplares jovens alimentam-se inicialmente de plâncton e depois de pequenas criaturas que habitam no fundo, antes de se tornarem predadores durante o segundo ano de vida, altura em que começam a caçar qualquer habitante dos seus dominios, incluindo peixe na sua dieta. Os córegonos estão ampliamente distribuídos pelos lagos rios e ribeiros do Hemisfério Norte. É uma espécie que se encontra actualmente em perigo de extinção, e a sua pesca está proibida em muitos países. Existe também o Corégono de lago (Caregonus clupeaformis), o Corégono Europeu (Coregonus sp.), o Corégono de Artedi (Coregonus artedi), porém todos mais pequenos que o Corégono em questão.
ALIMENTAÇÃO: asticot, minhoca da terra, rãs, peixe, e amostras.


MÉTODOS DE PESCA: spinning, á mosca, á bóia, ao fundo, corrico.

RECORD IGFA: encontra-se em 24,040 quilos capturado por Lawrence E. Hudnall no dia 20/08/1986 no rio Pah, Alaska. U.S.A.

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue