AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O TÍMALO - Thymallus thymallus


                                                   
FAMÍLIA: timalídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 15 m

COMPRIMENTO: 60 cm

PESO: 2 kg



DISTRIBUIÇÃO: Europa, Ásia e Sibéria.



BIOLOGIA: os Tímalos alimentam-se sobretudo de criaturas que vivem no fundo, tais como larvas de insectos, crustáceos e milhocas, mas também comem insectos que andam na superfície. O Tímalo europeu e o seu parente americano, (Thymalus arcticus) são muito parecidos, encontram-se normalmente em ribeiros e rios de água fria e transparente muito oxigenada, embora existam também em lagos, especialmente na América do Norte, são relativamente pequenos com um peso médio que ronda os 2-3 kg. Porém o combate que te pode oferecer um "peixinho" destes é simplesmente magnífico, pois defende-se com extraordinários saltos, demonstrando que muitas vezes o tamanho nao é o mais importante, para além disso é um peixe belissímo. Em águas sobrelotadas de Tímalos dá-se por vezes o Nanismo (crescimento reduzido da espécie) devido ao pouco alimento existente nessas águas e há grande densidade de população.


Os Tímalos desovam sobre superfícies de gravilha na Primavera e no início do Verão. Os alevins escondem-se entre as pedras vivendo à custa dos seus sacos vitelinos. A enorme e arredondada barbatana dorsal do Tímalo é sem dúvida o seu bilhete de identidade mais peculiar, a cual se assemelha a uma vela, desenvolve uma coloração mais intensa na época da reprodução. Nessa época o macho utiliza-a como uma espécie de lençol para envolver a fêmea durante o coito, sem dúvida uma peculiaridade que o destaca sobre outras espécies. São muito sensiveis as mudanças bruscas na qualidade das águas o que os transforma em óptimos indicadores da saúde destas.

                                                             Cortesia de H. Silver

 

 
ALIMENTAÇÃO: asticot, milhoca da terra, ou qualquer tipo de insecto existente no seu habitat e amostras.


MÉTODOS DE PESCA: spinning, à mosca, corrico, à bóia, ao fundo.


                          ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.


RECORD IGFA: encontra-se em 2,180 kg capturado por Adriano Garhantini no rio Steinfeld em Ddrava, Aústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...