AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O GORAZ - Pagellus bogaraveo (Brünnich, 1768)


FAMÍLIA: esparídeos

LONGEVIDADE: 15 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 300 m

COMPRIMENTO: 70 cm

PESO: 4,500 kg


DISTRIBUIÇÃO: desde Noruega até ao Mediterrâneo e Ilhas Canárias.





BIOLOGIA: o goraz tem barbatanas vermelhas e uma tonalidade avermelhada no seu corpo prateado. Também possui uma grande mancha escura por detrás de cada cobertura branquial. Encontra-se em profundidades variáveis mas quase sempre perto de recifes e destroços de navios. Desloca-se normalmente em cardume, e é bastante voraz. Durante a sua juventude é normal capturar pequenos gorazes em zona costeiras, locais donde se alimentam de pequenos moluscos, crustáceos, milhocas e pequenos peixes, normalmente em fundos de lodo ou areia.

Muitas vezes comfundido com o seu "primo", o Besugo (Pagellus acarne) do qual falaremos mais adiante. Maravilhoso combatente que nos dará enormes alegrias se tivermos a sorte de capturar um exemplar com um peso consideravél. A sua carne é sem dúvida uma das mais saborosa da fauna marinha, razão pela qual é cada vez mais dificíl capturar um exemplar em condições.

                                                                        Cortesia de:

ALIMENTAÇÃO: camarões, caranguejos, lulas e peixe.



MÉTODOS DE PESCA: Surfcasting, pesca embarcada, jigging.



RECORD IGFA: até há data não existe record para esta espécie.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...