AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O ROCAZ - Scorpaena scrofa (Linnaeus, 1758)


FAMILÍA: scorpaeníformes.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 500 metros.

COMPRIMENTO: 50 cêntimetros.

PESO: 3 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Madeira, Açores, Ilhas canárias, Cabo Verde e Senegal, a sua presença é quase global com a excepção do Mar Negro. 
BIOLOGIA: o seu habitat favorito são as zonas rochosas ou recifes de coral, locais nos quais se oculta prefeitamente devido à sua capacidade de mimetismo. Pode-se estar a cêntimetros de um rocaz sem prever a sua presença, tal é a capacidade deste peixe de camuflar-se com o meio onde vive. É um peixe sedentário pelo qual é muito dificíl ver em cardume. A sua técnica de caça é básicamente ficar imovél até ao momento em que a presa se encontra ao alcance do seu rápido e mortífero ataque, o qual se processa em décimas de segundo. Como peixe desportivo a sua luta não é para grandes alardes, porém ao que se refere à sua carne a conversa é outra. Simplesmente deliciosa! No entanto aconselho extremo cuidado ao manusear este peixe, pois o seu veneno é bastante doloroso, e o seu corpo está prefeitamente equipado com dezenas de espinhas para o destribuir. Aconselho o uso de um boca-grip ou qualquer outro utensilio para o manejar e retirar o anzol. Devido à beleza que possui é bastante común vê-lo em aquários marinhos.
ALIMENTAÇÃO: peixe, crustáceos e moluscos.

MÉTODOS DE PESCA: pesca embarcada, jigging e spinning. 
RÉCORD IGFA: encontra-se em 2,960 quilos e foi capturado por Stuart Brown-Giraldi no dia 30/05/1996 em Gibraltar. 

                                                    HOMENAGEM AOS AMIG@S

4 comentários:

  1. Quem é o gajo da foto? É feio que nem o caraças...

    ResponderEliminar
  2. Sim, não é muito geitoso, mas pesca bem e é bom moço.

    ResponderEliminar
  3. ja vi rocazes de 3,5kg nos Açores esse record e fake

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos não sabes o que é um record IGFA, eu esclareço. Tá claro que existem rocazes maiores que o do record, podes ver um deles na foto de cima. Mas para possuir um record IGFA, tens que seguir uns parametros que não toda a gente esta disposta a dar-se ao trabalho. O record significa que esse pescador pescou o maior rocaz dos que constam nos records IGFA para rocazes, não que tenha pescado o maior do mundo. Para não fazer o ridículo é melhor a gente informar-se antes. Um abraço e boa pesca!!

      Eliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue