AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O ESPADARTE - Xiphias gladius ( Linnaeus, 1758 )

FAMILIA: xifídeos.

LONGEVIDADE: 25 anos.

PROFUNDIDADE: ?

COMPRIMENTO: 460 cêntimetros.

PESO: 650 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: mundial.
BIOLOGIA: membro único da familía dos xifilídeos o espadarte, tal como os espadins, possui uma mandibula superior muito prolongada, mas ao contrário destes últimos, a do espadarte é achatada na secção transversal e não arredondada. Outras características que permitem distinguir o espadarte dos outros espadins é o feitio do corpo e das escamas. O espadim possui um corpo comprimido em secção transversal e as escamas são estreitas e pontiagudas; o corpo do espadarte é quase arredondado e os exemplares adultos não apresentam escamas. Quando ao tamanho, o espadarte é comparável aos maiores espadins. Como caçador é imparável, uma máquina, devido a sua velocidade e voracidade é muito difícil que uma presa se escape ao ataque de um espadarte. Daí resultar tão espectacular ver o ataque de um espadarte em superficie. O espadarte encontra-se na maior parte dos mares temperados do mundo, com especial incidência durante os meses de verão, meses esses em que se deslocam até latitudes mais altas. O espadarte alcança a madurez sexual entre os 2 e os 4 anos, durante este periodo de reprodução (entre junho e setembro) os machos nadam à volta da fêmea e fecundam os milhões de ovos de entre 1,6 e 1,8 mm, que as fêmeas depositam. Depois do nascimento os pequenos espadartes são protegidos pelos pais até atingirem um tamanho que lhes permita defender-se sozinhos. O seu predador natural é o tubarão Marracho (Isurus oxyrinchus) provavelmente o tubarão mais veloz, capaz de alcançar uma velocidade de 74 km/h, porém nem sempre sai vencedor, pois muitas vezes o espadarte consegue ferir e até matar o Marracho com a sua famosa espada. A pesca desportiva ao espadarte em Portugal iniciou-se em 30 de Outubro de 1954, quando Manuel Frade capturou um espadarte com 153 quilos, ao fim de uma luta que durou três horas e quarenta e cinco minutos, que lhe deu a honra de iniciar a pesca desportiva do espadarte nos mares de Sesimbra, uma das melhores áreas do mundo, e ao mesmo tempo ser o primeiro homem a capturar desportivamente, com cana e carreto, um espadarte no Atlântico Europeu.
ALIMENTAÇÃO: a base do alimento dos espadartes são os peixes, principalmente atum e arenque, porém também se alimenta de crustáceos e lulas.

MÉTODOS DE PESCA: principalmente ao corrico, embora também se possam pescar ao spinning e à mosca ou ao fundo com iscos vivos.

RECORD IGFA: encontra-se em 536,150 quilos e foi capturado por Louis Marron no dia 05/07/1953 em Iquique, Chile.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue