AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 2 de abril de 2011

A SAVELHA - Alosa fallax (Lacepède, 1803)


FAMILIA: clupeídeos

LONGEVIDADE: 25 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 30 m

COMPRIMENTO: 60 cm

PESO: 2 kg



DISTRIBUIÇÃO: Europa Ocidental.



BIOLOGIA: muitas vezes confundida com o Arenque do Atlântico (Clupea harengus) pela grande semelhança existente entre estas espécies, a Savelha pode ser fácilmente distinguida pela "mossa" que possui debaixo da mandibula superior a qual encaixa na inferior, coisa que o Arenque não têm. Uma quilha de escamas afiadas ao longo do ventre e manchas escuras ao longo dos flancos. A savelha é uma espécie marinha embora desove em água doce. Durante a imigração para o desove remonta rios para voltar ao seu lugar de nascimento tal como o Salmão e outras especies. Depois do seu nascimento os alevíns permanecem em água doce dois anos mais ou menos até voltarem ao mar. A sua pesca apesar de ser um peixe "pequeno" é super divertida pois é um peixe que para a sua defesa no brinda com saltos e cabriolas dignas de um Trapão.


                                                               Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO:  Enquanto alevín alimenta-se de plâncton, tanto animal como vegetal, larvas de insectos e copépodes (crustáceos minúsculos), mas ao atingir os 20-25 cm começa a alimentar-se de peixes.




MÉTODOS DE PESCA: spinning, à mosca, surfcasting, à bòia.


                            ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE !!!


RECORD IGFA: encontra-se em 0,700 kg capturada por P.C. Owendjik no dia 21/08/1998 no mar do Norte em Netherland.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...