AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 30 de julho de 2011

NAMORADO - Pseudopercis numida ( Miranda Ribeiro, 1903 )


FAMILIA: mugíloidideos

LONGEVIDADE: 30 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 300m

COMPRIMENTO: 120 cm

PESO: 30kg


DISTRIBUIÇÃO: sudoeste do Atlântico, Rio de Janeiro até à costa de Santa Catarina, Argentina, e também em Uruguay.



BIOLOGIA: habita águas profundas do recife continental, sobre fundos de areia, embora também possa ser encontrado em fundos mistos de rocha e areia. Com uma grande cabeça oval e uma peculiar mancha castanha atrás das guelras o namorado tem como côr principal o castanho salpicado de tons violeta no dorso. Uma boca grande de lábios grossos que termina à altura dos olhos, devido a grande longevidade que atinge a sua maturidade sexual só é alcançada com mais de 5 anos de idade.  Grande lutador e apreciado troféu não só pela fantástica luta que dá mas principalmente pela saborosa carne. A sua pesca é bastante fructífera durante todo o ano, porém é no verão a época em que se dão as maiores concentrações de esta espécie e portanto quando se conseguem as melhores e maiores capturas. Com hábitos carnívoros, costuma ser muito agressivo principalmente durante o dia que é quando caça.

                                                                        Cortesia do:


ALIMENTAÇÃO: a base da sua dieta consiste em pequenos peixes, moluscos e crustáceos.


MÉTODOS DE PESCA: pesca embarcada, surfcasting, jigging.


VIDEO: a captura de um namorado.



RECORD IGFA: encontra-se em 1kg capturado por Tomás Felipe Restano no dia 26/04/2010 em Mar de la Plata, Argentina.


CURIOSIDADES: Uma antiga lenda Brasileira, identifica este peixe como o presente idóneo para a pessoa amada, diz a lenda que o pescador apaixonado quando capturava este peixe oferecia-o  à sua preferida e se o amor era mutúo ela cozinhava o peixe e convidava-o a jantar. Dando assim o começo ao namoro, de aí vem o nome de namorado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...