AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A PERCA DE LÁBIOS GROSSOS - Rhacochílus toxotes ( Agassiz, 1854 )


FAMÍLIA: embiotocídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 46 m

COMPRIMENTO: 47 cm

PESO: 2 kg


DISTRIBUIÇÃO: América do Norte.



BIOLOGIA: perca da rebentação é o termo normalmente utilizado pelos pescadores, para definir os peixes que se capturam em essa zona, este é o caso da perca de lábios grossos. Esta família compreende 21 espécies duas das quais surgem no Japão e na Coreia, das quais já comentarei mais tarde. As restantes encontram-se ao longo da costa do Pacífico da América do Norte. Encontra-se normalmente em fundos de rocha com mistura de areia, e junto a pilares de pontes ou outro tipo de construção que lhes possa dar abrigo. Desloca-se em cardumes salvo em raras ocasiões. O nome é sem dúvida o seu cartão de visita, nesta época em que a silicona é a rainha, é bonito ver que a natureza já se tinha adiantado à ciência à muito tempo. Como peixe desportivo é muito divertido, pois apesar do seu escasso tamanho as suas lutas são muito aguerridas, podemos comparar a sua luta à de um bom sargo que não exageramos nada.



ALIMENTAÇÃO: a base da sua dieta, é muito variada e inclui algas, invertebrados e peixe. Para a sua pesca utiliza-se muito pedaços de peixe, caranguejo, camarões, amêijoas e mexilhôes.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, bolonhesa, inglesa, e em raras ocasiões à mosca.


RECORD IGFA: não existe record para esta espécie.


CURIOSIDADES: os machos das percas usam as barbatanas anais para transferirem o esperma para as fêmeas, que dão à luz alevins vivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...