AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O JAÚ - Paulicea luetkeni (Humboldt, 1821)

FAMÍLIA: pimelodídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

COMPRIMENTO: 200 cêntimetros.

PESO: 180 quilos.

DISTRIBUIÇÃO:  Ámérica do Sul , Bacia amazônica, Araguaia-Tocantins, São Francisco, Prata e em algumas bacias do Atlântico Sul.
BIOLOGIA: mais conhecido como Jaú, o Zungaro jahu é um bagre da bacia amazónica de enormes proproções. É considerado um dos maiores peixes de água doce, é um peixe de respeito, os combates com este mastodonte chegam a durar horas. O seu corpo é grosso e curto; a cabeça grande e achatada. A côr varia do pardo esverdeado claro a escuro no dorso, mas o ventre é sempre branco. No estado de alevín a jovem apresenta pintas claras espalhadas pelo dorso, muito parecidas às famosas manchas do leopardo. É uma espécie depredadora apesar do seu aspecto de peixe lento; vive normalmente no leito do rio, principalmente nos poços criados pelas cascadas, local perferido para caçar especialmente ao aproveitar a subida do rio de outras espécies na época da desova. No sudoeste do Brasil a sua carne é muito apreciada, porém o resto de pescadores o que procuram neste peixe é a magnifica batalha que proprociona quando fisgado. Embora seja um caçador, para a sua pesca é muito curioso verificar que o Jaú come melhor os iscos que estão no fundo, e em particular à noite. Obviamente é a excepção que confirma a regra, todos gostamos mais da comida fácil.
ALIMENTAÇÃO:  qualquer tipo de peixe do seu habitat, com uma clara preferência pelos curimbátas um pequeno characídeo. Também pode ser pescado com a famosa minhocuçu.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, corrico, ao fundo, á bóia.

VIDEO: Fábio Fergona "Baca" em luta com um Jaú de uns 50 quilos.


RECORD IGFA: encontra-se em 49,440 quilos e foi capturado por Russell Jensen no dia 31/01/2004 no rio Urariqueira, Amazônia, Brasil.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS

2 comentários:

  1. Esse jaú é no Brasil que se chama assim, vocês sabem o nome dele na España?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Estela, você não deve ter lido a "biologia" porque lá diz bem clarinho que se chama Zungaro, mais conhecido como Jaú. Como é um peixe natural da bacia Amazônica, pareceu-me mais lógico pôr o nome pelo qual é conhecido no Brasil. Fique bem e pesque muito.

      Eliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue