AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 26 de novembro de 2011

O GIANT SEA BASS - Stereolepis gigas ( Ayres, 1859 )


FAMILIA: polyprionídeos

LONGEVIDADE: 100 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 50 m

COMPRIMENTO: 250 cm

PESO: 255,600 kg




DISTRIBUIÇÃO: Oceano Pacífico, desde os Estados Unidos até ao Japão. Já foi confirmada a sua presença em águas do Oceano Atlântico.




BIOLOGIA: para fazer uma ideia sobre o poder predador de este bichinho, só temos de imaginar um achigã com 200kg!!!! Assim é um giant sea bass, uma máquina de engolir. Vive em fundos de rocha com abundância de algas perto da costa, durante a sua juventude vive em profundidade próximas aos 10-15m alimentando-se de camarões, peixe e toda classe de crustáceos. Vive em pequenos cardumes de 6-10 indivíduos tal como o achigã e caça por absorção, chegando incluso a engolir pequenos tubarões, devido à semelhança que possui com o Mero ( Epinephelus itajara) é muitas vezes confundido com esta espécie. Porém os seu comportamento é bastante dispar em relação ao Mero. Ao ver a sua fisionomia podemos pensar que é um peixe lento, porém nada mais longe da realidade, caça por emboscada e nas distâncias curtas é uma verdadeira flecha, com esta velocidade explosiva e uma boca que se pode comparar a uma aspiradora industrial faz desta espécie um dos maiores predadores do Oceano Pacífico.


ALIMENTAÇÃO: caranguejos, lagostas, polvos, lulas, tubarões e practicamente tudo o que lhe entre pela boca.


MÉTODOS DE PESCA: corrico, spinning, jigging, surfcasting.

                                                                    Cortesia de:



VIDEO: o tipíco Americano, suando a gota gorda com um estupendo Giant Sea Bass.



RECORD IGFA: encontra-se em 255,600kg capturado por James McAdam Jr no dia 20/08/1968 em AnaCapa Island em Califórnia, USA.


CURIOSIDADES: Durante o ano 2005 devido a extrema pressão de pesca a que foi submetida esta espécie o governo dos Estados Unidos, através do Departamento de pesca dictou uma lei na qual qualquer pessoa que fosse encontrada com uma captura de um Black sea bass, seria multada com 1.000 dólares e um minimo de seis meses de cadeia. (Pena que isto só aconteça em outros países!!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...