AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O GIANT TREVALLY - Caranx ignobilis ( Forsskål, 1775 )

FAMÍLIA: carangídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 180 metros.

COMPRIMENTO: 170 cêntimetros.

PESO: 80 quilos. 

DISTRIBUIÇÃO: sobretudo no Indo-Pacífico, porém com notável presença na Àfrica do Sul e no oeste do Hawai, também no Japão e Austrália.
BIOLOGIA: é o espécime mais grande do género caranx, e o quinto membro mais grande da familía dos carangídeos. Embora seja mais conhecido na giría dos pescadores como GT. O seu perfil é simplesmente escandaloso, uma cabeça enorme em relação ao corpo que têm, parece um verdadeiro ariete, mas não se deixem enganar por esta deforme aparência o GT é uma máquina de caça, rápido e letal.  Normalmente a sua côr é prateada com pequenas manchas escuras, porém os machos ao atingirem a madurez o que acontece por volta dos 3 anos e com um comprimento de uns 60 cêntimetros. Nessa altura ficam com uma côr mais escura quase negra embora o seu ventre continua de côr branca. O giant trevally habita numa grande variedade de fundos marinhos, desde estuários, baias pouco profundas ou lagoas. Os adultos vivem no alto mar, porém a captura de um juvenil é bastante fácil, e pode ser capturado mesmo da praia. Nesta altura suportam muito bem a baixa salinidade e não é raro serem capturados em entradas de estuàrios, ou entradas de rios onde adoram caçar com a água turva. É um peixe que cresce relativamente rápido como quase todos os predadores. A reprodução dá-se no verão e é um espetáculo grandioso, onde centenas de milhar de GT´s se juntam perto de recifes de coral ou zonas rochosas para procriar. A luta com um GT adulto, é épica, um incansável lutador capaz de partir em duas a mais forte das canas!!!
ALIMENTAÇÃO: peixes, cefalópodes, moluscos e crustáceos, são a principal base da sua dieta.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, corrico, spinning, mosca, jigging.

VIDEO: a captura de um GT com popper, uma das formas mais fascinantes de pescar este colosso.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 72,800 quilos e foi capturado por Keiki Hamasaki no dia 22/05/2006 em Takara Kagoshima no Japão.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue