AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O MANGAR - Luciobarbus esocinus (Heckel, 1843)

FAMÍLIA: ciprinídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: ?

COMPRIMENTO: 250 cêntimetros.

PESO: 200 quilos.

DISTRIBUIÇÃO:  no continente Asiático, principalmente en Síria, Turquía, Irán e Irak, distríbuido em pelas inumeráveis ramificações dos ríos Tigris e Éufrates.
BIOLOGIA: muitos de vós devem ter na memória esta fotografia, famosa faz algum tempo não pelo peixe em sí mas pelo sitio onde foi capturado, nada mais e nada menos que num dos famosos lagos artificiais do famoso ditador Sadam , capturado por um soldado americano, com uma simples côdea de pão. O seu nome científico faz referência ao lucio devido ao facto que é muito mais comprido e muito mais grande que o barbo normal. Porém a espécie pertence à família dos barbos tal como se pode apreciar em qualquer fotografía deste magnifico animal. Claro está que um exemplar que pasa com facilidade a tabela dos 100 quilos não nos faz lembrar um barbo, mas neste caso é mesmo assim. Agora só faz falta imaginar a potência e a velocidade dos nossos barbitos multiplicada por 100!!  Deve ser dessas histórias para contar aos netos. Embora seja um animal colossal, não deixa de ser um ciprinídeo, portanto o seu comportamento não difere muito do mais común dos nossos barbos tanto em alimentação como em reprodução, a diferença mais notável é essa taxa de crescimento tão espetácular. Não existe muita informação sobre esta espécie devido às suas origens, países que práticamente estão isolados do mundo devido à sua política, enfim uma pena. Ao fundo podemos apreciar o que foi o palácio de Sadam.

ALIMENTAÇÃO: como ciprinídeo a sua alimentação é simples, come tudo o que lhe entre pela boca, o afortunado pescador que ostenta o récord do mundo capturou esse mangar com pedaços de peixe.

MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, spinning, mosca.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 123 quilos e 2,250 cêntimetros e foi capturado por Jesús Yavuz no mês de fevereiro do ano 2010 na barragem de Karakaya em Turquía. Peço desculpa pela imagem, lógicamente não é a melhor forma de mostrar o récord do mundo, mas é a única imagem disponível.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue