AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O MANGAR - Luciobarbus esocinus ( Heckel, 1843 )


FAMÍLIA: ciprinídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: ?

COMPRIMENTO: 2,30 m.

PESO: 198 kg.

DISTRIBUIÇÃO:  no continente Asiático, principalmente en Síria, Turquía, Irán e Irak, distríbuido em pelas inumeráveis ramificações dos ríos Tigris e Éufrates.


BIOLOGIA: muitos de vós devem ter na memória esta fotografia, famosa faz algum tempo não pelo peixe em sí mas pelo sitio onde foi capturado, nada mais e nada menos que num dos famosos lagos artificiais do famoso ditador Sadam , capturado por um soldado americano, com uma simples côdea de pão. O seu nome científico faz referência ao lucio devido ao facto que é muito mais comprido e muito mais grande que o barbo normal. Porém a espécie pertence à família dos barbos tal como se pode apreciar em qualquer fotografía deste magnifico animal. Claro está que um exemplar que pasa com facilidade a tabela dos 100kg não nos faz lembrar um barbo, mas neste caso é mesmo assim. Agora só faz falta imaginar a potência e a velocidade dos nossos barbitos multiplicada por 100!!  Deve ser dessas histórias para contar aos netos. Embora seja um animal colossal, não deixa de ser um ciprinídeo, portanto o seu comportamento não difere muito do mais común dos nossos barbos tanto em alimentação como em reprodução, a diferença mais notável é essa taxa de crescimento tão espetácular. Não existe muita informação sobre esta espécie devido às suas origens, países que práticamente estão isolados do mundo devido à sua política, enfim uma pena. Ao fundo podemos apreciar o que foi o palacio de Sadam.


ALIMENTAÇÃO: como ciprinídeo a sua alimentação é simples, come tudo o que lhe entre pela boca, o afortunado pescador que ostenta o record do mundo capturou esse record com pedaços de peixe.

MÉTODOS DE PESCA: corrico, carpfishing, spinning, mosca.

RECORD IGFA: encontra-se em 123kg e 2,25m capturado por Jesús Yavuz no mes de fevereiro do ano 2010 na barragem de Karakaya em Turquía.



Peço desculpa pela imagem, lógicamente não é a melhor forma de mostrar o record do mundo, mas é a única imagem disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...