AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O BACALHAU DE MURRAY - Maccullochella peelii peelii (Mitchell, 1838)


FAMILIA: percictídeos

LONGEVIDADE: 70 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 10m

COMPRIMENTO: 1,80cm

PESO: 113,5 kg

DISTRIBUIÇÃO: Oceania, no rio Murray-Darling e na maior parte dos seus afluentes. Intruduzido com bastante aceitação em muitos lagos e rios do sudoeste, também é utilizado como peixe ornamental em grandes aquários.



BIOLOGIA: o Bacalhau de Murray é um dos maiores peixes de água doce do nosso planeta, infelizmente encontra-se entre as espécies em perigo de extinção. Adapta-se a grande variedade de cenários, tanto pode viver num rio caudaloso como num tranquilo lago. O murray é muito territorial, normalmente oculta-se numa cova ou buraco na rocha e controla o seu território como um autêntico cão de guarda. O murray atinge a maturidade ao alcançar os 48-62 cm. A sua reprodução dá-se de primavera até ao princípio do verão, na fase de alevín alimenta-se de zooplâncton e pequenos invertebrados, mas rápidamente começa a atacar presas maiores devido a alta taxa de crescimento que possui. O murray é um dos peixes que melhor cuida das suas crias, depois de depositar os ovos a femêa retira-se para que o macho os fecunde, a partir de esse momento o macho cuida dos ovos até ao nascimento dos alevins e só deixa de protegê-los quando são auto-suficientes. Durante a sua fase juvenil o murray imigra com bastante frequência, porém ao atingir o estado adulto, normalmente procura um território e estabelece o seu límite de deslocamentos a esse espaço. Esta foi uma das razões que ajudou à sua captura por parte dos pescadores, visto que ao estabelecer-se numa zona bastante reduzida oferecia grandes possibilidades de ser capturado com certa facilidade.
                                                                    Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: invertebrados, rãs, cobras, peixes, patos, ou qualquer outro animal que se deixe capturar por este grande predador.

MÉTODOS DE PESCA: corrico, spinning, mosca, carpfishing.

VIDEO: a captura de vários murray com spinnerbaits.



RECORD IGFA: encontra-se em ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...