AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A SOLHA EUROPEIA - Pleuronectes platessa ( Linnaeus, 1758 )




FAMÍLIA: soleídeos

LONGEVIDADE: 50 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 200m

COMPRIMENTO: 1m

PESO: 7 kg

DISTRIBUIÇÃO: Atlântico norte.



BIOLOGIA: a solha europeia é outro de esses "famosos" peixes chatos do nosso mar, espécie bastante comun, esta espécie de solha possui umas pequenas manchas vermelhas ou côr de laranja na total extensão do seu corpo, tal não acontece com a sua "prima" americana. Outra particularidade é a posição dos seus olhos que na solha europeia se encontram no lado direito da cabeça. Vivem em fundos mixtos de areia e lodo numa profundidade média de 100m. É o peixe chato mais importante na pesca comercial em Europa. E desportivamente falando a sua pesca também é das mais procuradas, devido ao grande tamanho que alcança e à delicadeza da sua carne. Como quase todos os peixes chatos a sua actividade principal é nocturna, embora se possam capturar
durante o dia.

                                                                         Cortesia de:




ALIMENTAÇÃO: moluscos, anélidos.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, à deriva, pesca embarcada.

VIDEO: un pequeno video deste magnifico animal no seu habitat.



RECORD IGFA: encontra-se em ?

CURIOSIDADES: a solha Europeia também existia no Mediterrâneo, mas devido ao aquecimento das àguas foi desaparecendo e agora só se pode encontrar esta espécie no Atlântico Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...