AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 9 de abril de 2013

O LINGUADO - Solea solea (Linnaeus, 1758)



FAMÍLIA: soleídeos

LONGEVIDADE: 26 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 150m

COMPRIMENTO: 70cm

PESO: 3 kg

DISTRIBUIÇÃO: oceano Atlântico e Mediterrâneo.



BIOLOGIA: é um peixe chato bastante comum, é castanho com manchas escuras no dorso e de um branco cremoso na parte inferior ou ventral. Passa o dia enterrado na areia, alimentando-se durante a noite em águas pouco profundas ou de profundidade média. A sua capacidade de mimetismo é estraordinária, se estiver imóvil é quase impossivel detectar a sua presença, qualquer aficionado da caça submarina sabe o dificíl que é a captura de esta espécie. O linguado é um peixe normalmente solitário e só durante a sua fase juvenil permanece em cardumes reduzidos. É raro efectuar mais de duas ou três capturas na mesma sessão de pesca, se não se muda de zona. No inverno têm o hábito de deslocar-se a grandes profundidades, talvez devido à falta de alimento ou em busca de melhores temperaturas. A sua carne é muito valorada em qualquer mercado, branca e saborosa. Como peixe lutador não se lhe pode pedir muito; devido à sua forma achatada, a ùnica defesa que possui é a da resistência, primeiro tenta colar-se ao fundo e se esta técnica falha  forma uma "U" com o seu corpo adoptando a forma de um parapente, o que muitas vezes provoca tal pressão na cana do pescador que lhe permite escapar-se. Normalmente trata-se de capturas esporádicas,  pois salvo pescadores profissionais ninguém "desportivamente" se dedica a pescar linguados. No entanto é um peixe que deixa qualquer pescador desportivo com um enorme sorriso se têm a fortuna de o capturar.

                                                    
                                                                       Cortesia de:





ALIMENTAÇÃO: anélidos, crustáceos, moluscos.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, à bóia, à deriva, pesca embarcada, jigging.

RECORD IGFA: encontra-se em 0,800kg capturado por P.C.Ouwendijk no dia 12 Julho de 1997 no mar do norte, Netherlands.

CURIOSIDADES: o linguado ao nascer têm a mesma forma que qualquer outro alevín, só ao passar ao estado juvenil é que se transforma para a forma achatada à qual estamos habituados a ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...