AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 7 de novembro de 2009

O DENTÃO - dentex dentex


                                
FAMÍLIA: espárídeos

LONGEVIDADE: 20 anos

COMPRIMENTO: 1 m

PESO: 15 kg

PROFUNDIDADE: 0-200 m


DISTRIBUIÇÃO: oeste do oceano Atlântico, ilhas Britânicas, Mauritânia, Senegal, ilhas da Madeira e Açores, Mediterrâneo e ilhas Canarias.



BIOLOGIA: enquanto jovem, é um peixe gregário, costume esse que vai perdendo ao fazer-se maior. Os adultos normalmente andam sózinhos, alimentam-se de peixes, moluscos e cefalópodes. Com clara preferência por fundos rochosos, este predador possui uma dentadura temível. Apesar de possuír molares, o que mais chama a atenção são os seus caninos, que utiliza com eficácia provada na captura de peixes e cefalópodes. A estrutura do seu corpo é oval e típica neste género. Normalmente de cor vermelha ou alaranjada com manchas de azul ou verde e ventre branco. Excelente adversário, que nos proporciona uma luta titânica antes de dar-se por vencido. Normalmente os maiores exemplares são capturados na pesca embarcada, porém existem excepções de exemplares enormes capturados de costa. A sua reprodução dá-se nos meses de Março a Junho em zonas da costa com profundidades entre os 10-12 m.

                                                           Cortesia de L. Ceia


ALIMENTAÇÃO: peixe, lulas ou chocos ( preferencialmente) e todo o tipo de anelídeos e moluscos.


MÉTODOS DE PESCA: spinning, jiginng, ao fundo, a deriva.

A BOCA: reparem bem na dentadura do bichinho.


                              ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.


RECORD IGFA: categoria All-Tackle encontra-se em 14.250 kg capturado por Torsten Wetzel no dia 29/01/1999 em Los Cristianos, Tenerife Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...