AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 14 de novembro de 2009

O ESPADIM AZUL - Makaira nigricans

                                       
FAMÍLIA: istioforídeos

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 500 cm

PESO: 900 kg

PROFUNDIDADE: 0-200 m



DISTRIBUIÇÃO: global(com preferência por climas tropicais e subtropicais).


BIOLOGIA: o espadim azul do atlântico é o maior dos espadins. O seu único rival é o espadim negro (Makaira indicus). Exemplares de ambas as espécies foram capturados com cana e carreto com pesos superiores aos 455 kg. Uma vez ferrado, o espadim de grande tamanho oferece uma luta tremenda, levando em ocasiões horas a consumar a captura. Os espadins alimentam-se de peixe, crustáceos e lulas, (especialmente de arenques e atuns). Uma vez iniciada a caça, a presa tem poucas possibilidades de escapar a estes predadores poderosos e vorazes.
O seu nome provém da peculiar forma que tem a sua boca, cuja mandíbula superior se prolonga, formando um bico ou espada. Na família dos espadins existem também outros adversários de bom porte como por exemplo o espadim raiado (Tetrapturus audax), o espadim bicudo(Tetrapturus pflugeri), o veleiro (Istiophorus platypteurus), o espadim de bico curto (Tetrapturus angustirostris) e o espadarte (Xiphias gladius), todos eles adversários de altura. O máximo degrau alcança-se com a captura do espadim azul do Atlântico, considerado pelos seus maiores aficionados (os pescadores de BigGame) como o máximo que se pode atingir num palmarés. Pessoalmente, penso que já vai sendo hora de que se utilize outro método para demonstrar a magnífica captura de um espadim, que não passe por levar o exemplar para o porto e exibir o espadim pendurado, dando assim morte a um dos mais magníficos peixes que existem nos nossos mares.

                                                                    Cortesia de C. Butman
 

ALIMENTAÇÃO: arenques, cavalas, atuns, lulas e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: ao corrico, spinning e jigging, a deriva e a mosca.

RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 636 kg capturado por Paulo Amorim no dia 29/02/1992 em Vitoria, Brasil.

1 comentário:

  1. J.LOPES:
    Magnífico BLOG!! Parabens....O meu é um blog amador ,simples,cuja finalidade maior é divulgar as atividades do meu querido CLUBE DE PESCA ANZOL DE OURO , em Porto Alegre, Rio Grande do Sul , BRASIL.
    GRANDE ABRAÇO!
    VOU ACESSAR SEMPRE!
    FICA à vontade no meu blog para tudo o que precisares.

    Sergio Bersano

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...