AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 7 de novembro de 2009

O PEIXE-PORCO - Balistes capriscus

                                          

FAMÍLIA: balistídeos

LONGEVIDADE: 20 anos

COMPRIMENTO: 60 cm

PESO: 6 kg

PROFUNDIDADE: 0- 100 m

 
DISTRIBUIÇÃO: oeste do Oceano Atlántico, Angola, Mediterrãneo, Canadá, Bermudas, Golfo do México e canal de Suez.



BIOLOGIA: habitante de recifes, rápidamente se adaptou a baías, estuários, portos e qualquer outro habitat que lhe ofereça comida com relativa assiduidade. Na sua juventude desloca-se muitas vezes com os cardumes de sargos, que utiliza como camuflagem devido à forma similar que tem com esta espécie. Ao atingir a maturidade desloca-se normalmente sozinho ou em pequenos cardumes. Alimenta-se de invertebrados, moluscos e crustáceos, mas não rejeita qualquer outro tipo de alimento que lhe caia na boca. Dotado de uma mandíbula que faria inveja a muito peixe maior, o peixe-porco tem um aspecto quase anedótico, porém é um grande lutador.


Utiliza o seu corpo de forma oval comprimido lateralmente, como escudo, oferecendo uma enorme resistência. Além disso, possui uma formidável barbatana anal. O que mais se destaca neste peixe para além dos seus dentes, é provavelmente o facto de não possuir escamas mas sim uma "pele" rígida de onde provavelmente vem o seu nome. Aconselha-se extremo cuidado ao manejar este peixe, porque além da tendência que tem em morder, possui na barbatana dorsal alguns espinhos bastante perigosos que podem provocar feridas, e arruinar o dia de pesca.

                                                                         Cortesia de:


ALIMENTAÇÃO:o peixe porco alimenta-se practicamente de tudo o que encontra, para a sua pesca utiliza-se a lula, lingueirão, choco, berbigão, devido a sua perdilecção pelos iscos de cor branca.




MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, à bóia, buldo e mosca.


RECORD IGFA: categoria All-Tackle. encontra-se em 6.150 kg capturado por Jim Hilton no dia 03/05/1989 em Murrells Inlet, Carolina do Sul, U.S.A.

1 comentário:

  1. Esse peixe è realmente muito gostoso! Recomendo!!!
    Willy (Rio de Janeiro)

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...