AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A TRUTA ARCO-ÍRIS - Oncorhynchus mykiss (Walbaum, 1792)


FAMÍLIA: salmonídeos.

LONGEVIDADE: 11 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 200 metros.

COMPRIMENTO: 120 cêntimetros.

PESO: 25 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: desde Noruega até ao Norte de África e desde Irlanda à Rússia, intruduzida na Ámerica do Norte e do Sul, Austrália, Nova Zelândia, África e Índia.
BIOLOGIA: é provávelmente o peixe desportivo mais famoso do mundo, a truta forma parte desse tipo de peixes que nos liga à pesca desportiva somente com pronunciar o seu nome. As trutas proliferam em ribeiros, rios e lagos frios de todo o mundo práticamente, é o caso da truta marisca a forma migratória da truta comum "Salmos trutta" que aos dois anos de idade apróximadamente emigra atrevendo-se a ampliar os seus horizontes adentrando-se também no mar,alimentam-se sobretudo de insectos, larvas dos mesmos, crustáceos e peixes, no mar as formas migratórias alimentam-se de crustáceos e peixe. Embora a espécie se divida em várias subespécies tais como: a truta arco-Íris a qual varia muito de aspecto e tamanho, existindo várias subespécies, tais como a Kamloops, a Shasta e a Kern River. A maior parte possui, no entanto uma faixa rosa ao longo da linha lateral e pequenas manchas negras no flancos, dorso e barbatanas. As mais conhecidas são a truta arco-Íris (Oncorhynchus mykiss), a truta de Clark (Oncorhynchus clarki), a truta de Yellowstone (Oncorhynchus clarki lewisi), e a truta dourada (Oncorhynchus aguabonita), a truta dourada é natural da nascente do rio Kren, o qual se encontra a grande altitude nas montanhas da Sierra Nevada da Califórnia, conserva as suas marcas juvenis durante toda a vida e o seu peso máximo oscila entre os 0,454 quilos em ribeiros e os 5 quilos em lagos. São peixes extremadamente belos e magníficos lutadores mesmo nos seus tamanhos mais pequenos. Considerados por muitos pescadores o mais "querido" dos peixes. As Steelhead são as trutas arco-Íris que emigram para o mar antes de regressarem aos rios para desovar, ou então as que vivem em lagos e que mudam para rios ou ribeiros na altura da desova. As Steelhead adultas são prateadas, porém esta cor dura pouco pois assim que termina a época de procriação voltam a adquerir as cores naturais da truta arco-Íris. Devido à alta demanda comercial deste peixe o homem começou a criar a truta em cativeiro, porém segundo a minha humilde opnião estes peixes criados á base de "farinhas" não possuem a tenacidade da truta natural que para chegar ao estado adulto têm de passar por uma série de perigos o cual a transforma no magnífico peixe que conhecemos. Este factor não se nota somente no combate, com uma destas trutas. Mas também no sabor, que não se parece em nada a uma truta selvagem.
ALIMENTAÇÃO: qualquer forma de vida animal do seu habitat tais como, insectos, minhocas da terra, larvas, etc, e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, corrico, à mosca (uma das formas de pesca mais bonitas da truta), á bóia e ao fundo.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 19,787 quilos capturada por Adam Konrad no lago Deifenbaker em Canadá no dia 05/06/2007.

                                                         HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue