AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 28 de março de 2011

A MARUCA - Molva molva (Linnaeus, 1758)



FAMÍLIA: gadídeos

LONGEVIDADE: 25 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 400 m

COMPRIMENTO: 200 cm

PESO: 45 kg



DISTRIBUIÇÃO: noreste do Atlântico, desde el mar de Barents e Irlanda até Marrocos.



BIOLOGIA: a Maruca é uma das espécies de maior tamanho da família dos gadídeos. A sua presença é comun entre os destroços dos navios, durante a sua juventude podem ser capturados en águas superficiais, mas a sua juventude é rápida e ao atingir o kilo de peso desloca-se a águas entre os 50 - 400 m, daí resulta bastante compreensivel que as marucas capturadas de costa sejam bastante mais pequenas que as que são capturadas em alto mar. Vive normalmente en fundos rochosos, nos quais encontra refúgio. Como gadídeo a Maruca pertence à familia do Bacalhau, e como tal a sua carne é esquisita, daí a sua grande procura, devido à grande demanda a Maruca esteve em perigo de extinção, felizmente esse tempo já passou e hoje em dia a sua população encontra-se num nível estável. O seu estado de madurez é alcançado ao atingir os 90 - 100 cm. Embora seja muito parecido com o bacalhau a forma mais fácil de distinguir uma Maruca é pela pequena "barbinha" que têm no maxilar inferior e que lhe permite detectar presas que se encontram escondidas debaixo da areia como por exemplo os linguados, solhas etc.
                                                                     Cortesia de:               



ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat, lagostas, caranguejos, lulas, polvos e chocos.



MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, pesca embarcada.



                         ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE !!!



RECORD IGFA: encontra-se em 40,100 kg capturado por Gareth Laurenson no dia 04/05/2002 nas ilhas Shetland no Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...