AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 2 de março de 2012

O CAMURIM OBESO - Centropomus parallelus ( Poey, 1860)

FAMÍLIA: centropomídeos

LONGEVIDADE: 7 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 42 metros.

COMPRIMENTO: 72 cêntimetros.

PESO: 5 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Atlântico ocidental, desde a Carolina do Sul até ao Brasil.
BIOLOGIA: trata-se de um pequeno peixe de corpo muito deprimido que raramente excede o 1,500 kilogramos. A forma mais segura para o destinguir de outros camurins de pequenas dimensões é contar o número de escamas ao longo da linha lateral: o Camurim obeso tem entre 80-90 escamas. Possui uma mandíbula inferior proeminente e uma característica risca lateral preta que se prolonga até à cauda. A tonalidade do seu corpo é prateada e as barbatanas normalmente amarelas. A sua reprodução dá-se entre Maio e Setembro, normalmente com uma grande congregação de indíviduos, um dos melhores momentos para conseguir um grande exemplar, com a consequente captura e solta do exemplar, claro!! Deve ser manuseado com muito cuidado pois as extremidades das suas coberturas branquíais são muito afiadas.
ALIMENTAÇÃO: peixe, camarões, e caranguejos, fazem parte da sua dieta normalmente, embora possa depredar sobre qualquer outro animal do seu habitat.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, spinning, corrico, mosca.

O VIDEO: a captura de um possivel récord de um Camurin obeso ou Fat snook!!
RÉCORD IGFA: encontra-se em 4,960 quilos e foi capturado por Gilney Braido no rio Mampituba no Brasil.

                                                      HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue