AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 2 de março de 2012

O CAMURIM OBESO - Centropomus parallelus ( Poey, 1860)



FAMÍLIA: centropomídeos

LONGEVIDADE: 7anos

PROFUNDIDADE: 0 - 42m

COMPRIMENTO: 72cm

PESO: 5kg

DISTRIBUIÇÃO: Atlântico ocidental, desde a Carolina do Sul até ao Brasil.


BIOLOGIA: trata-se de um pequeno peixe de corpo muito deprimido que raramente excede o 1,500kg, A forma mais segura para o destinguir de outros camurins de pequenas dimensões é contar o número de escamas ao longo da linha lateral: o Camurim obeso tem entre 80-90 escamas. Possui uma mandíbula inferior proeminente e uma característica risca lateral preta que se prolonga até à cauda. A tonalidade do seu corpo é prateada e as barbatanas normalmente amarelas. A sua reprodução dá-se entre Maio e Setembro, normalmente com uma grande congregação de indíviduos, um dos melhores momentos para conseguir um grande exemplar, com a consequente captura e solta do exemplar, claro!! Deve ser manuseado com muito cuidado pois as extremidades das suas coberturas branquíais são muito afiadas.

                                                                      Cortesia de:


ALIMENTAÇÃO: peixe, camarões, e caranguejos, fazem parte da sua dieta normalmente, embora possa depredar sobre qualquer outro animal do seu habitat.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, spinning, corrico, mosca.

VIDEO: a captura de um possivel record de um Camurin obeso ou Fat snook!!



RECORD IGFA: encontra-se em 4,960kg capturado por Gilney Braido no rio Mampituba no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...