AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O BARBO COMIZO - Luciobarbus comizo (Steindachner, 1864)




FAMÍLIA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0 - 30m.

COMPRIMENTO: 1m.

PESO: 20kg.

DISTRIBUIÇÃO: Europa, Portugal e Espanha principalmente.


BIOLOGIA: foi classificado pela primeira vez no ano 1865 por Steindachner. A sua principal caracteristica é a enorme cabeça que possui acompanhada de um enorme focinho, o colorido pode variar dependendo do habitat, porém costuma oscilar entre o branco prateado e o cinzento escuro.
Habita os cursos médios e baixos dos rios, prefere zonas com abundante vegetação onde se pode esconder e passar desapercebido, porque o comizo ao atingir certo tamanho também é um hábil perdador que se alimenta de peixes e outros animais do seu habitat. Também se pode encontrar em barragens embora seja com menos frequência. O barbo comizo como a maioria dos ciprinídeos come por aspiração, neste caso este é o individuo da família dos barbos melhor adaptado para tal função, pois a sua boca está na terminação de um "focinho" extremamente largo. É esta particularidade que o destaca da maioria dos barbos. Como adversário nas artes da pesca é simplesmente estraordinário, como todos os barbos luta até estar completamente exausto, com a particularidade que este atinge tamanhos e pesos de sonho. O comizo como a maioria dos ciprinídeos têm um comportamento gregário durante a sua fase juvenil porém ao atingir uns 60-70cm torna-se solitário e é muito raro vê-lo em companhia de outros barbos da sua espécie a não ser na época de desova. Altura esta que como uma prole de salmões subem o rio que os vio nascer para hacer acto de uma das mais belas imagéns da natureza. Devido à poluição e outros danos ambientais, a sua população foi dizimada pouco a pouco e agora encontra-se entre as espécies protegidas.

                                                                      Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: insectos, invertebrados, crustáceos, peixe e pequenas aves.

MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, bolonhesa, spinning, inglesa, mosca.

RECORD IGFA: encontra-se em 6,950kg capturado por Stan Nabozny no ria Guadiana, Espanha no dia 26/10/2009.

CURIOSIDADES: no ano 1935 foi capturado o que até hoje continua a ser o maior barbo comizo da história, no rio Guadiana (Daimiel) foi capturado por Lozano Rey um barbo comizo com 1,63cm de longitude total.


                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS






















Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...