AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O VELEIRO DO PACÍFICO - Istiophorus platypterus (Shaw, 1792)




FAMÍLIA: istioforídeos.

LONGEVIDADE: 13 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 200m.

COMPRIMENTO: 300cm.

PESO: 110kg.

DISTRIBUIÇÃO: oceano Indo-Pacífico, também entra no Mediterrâneo através do Mar vermelho e Canal de Suez.




BIOLOGIA: existem pocos peixes neste mundo que possuam as qualidades do veleiro, tenacidade, beleza, rapidez, fúria, etc etc. A lista seria longa, é daqueles peixes que só de pensar na sua captura qualquer pescador sonha e fica com pele de galinha. O veleiro é um dos mais rápidos predadores dos nossos mares, um animal único e soberbo!! Infelizmente é uma pesca que não está ao alcance de todos. O veleiro do Atlântico e o do Pacífico estão classificados como pertencendo à mesma espécie, porém a realidade é bem diferente, a variedade do Pacífico é de longe a mais pesada e a mais grande. A do Atlântico apenas alcança os 58kg e os 250cm de longitude. É um peixe que ataca normalmente em cardume, obrigando os peixes a formar a famosa "bola de peixe" para depois com ataques rápidos e fulminantes alimentar-se das suas presas. Gostam de viver por cima do termoclima, mas se a necessidade obriga deslocam-se com facilidade a grandes profundidades para alimentar-se de um dos seus manjares favoritos, as lulas.

                                           
                                                                        Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: peixes, crustáceos e cefalópodes.

MÉTODOS DE PESCA: corrico, pesca embarcada, à mosca.

VIDEO: um pequeno video onde apenas podemos vislumbrar a potência deste magnífico animal.



RECORD IGFA: encontra-se em 100,024kg capturado por Carl Stewart na ilha de Santa Cruz, Equador no dia 12 de fevereiro de 1947.

CURIOSIDADES: a espinha dorsal que lhe dá o nome, "veleiro" é enorme e o raio mais comprido é cerca de 150% do tamanho longitudinal do seu corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...