AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O MANGROVE JACK - Lutjanus argentimaculatus (Forsskål, 1775)

 




FAMÍLIA: lucianídeos.

LONGEVIDADE: 39anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 120m.

COMPRIMENTO: 1,50cm.

PESO: 14,500kg.

DISTRIBUIÇÃO: Oceano Pacífico, desde África até Samôa, Austrália e Canal do Suez.



BIOLOGIA: habita normalmente em manglares, (a origem do seu nome), jovens e adultos vivem com bastante facilidade em àguas salobres, alguns sobem mesmo até fontes de água doce como rios ou riachos, eventualmente emigram para o mar, buscando zonas de arrecifes com profundidades de 100m. É uma espécie maioritáriamente nocturna, embora também tenha actividade durante o dia. A sua côr varia desde um brilhante vermelho-acastanhado a uma côr de azeitona-castanha dependendo do habitat. Na sua fase juvenil possuem uma linda linha azul debaixo dos olhos, em algumas e raras ocasiões esta linha manten-se mesmo no estado adulto. É muitas vezes confundido com o (Lutjanus bohar) o Red Jack devido à semelhança de tamanho e côr. Em Hong Kong por exemplo é normal encontrar este peixe em aquários, pois é considerado um peixe ornamental, além claro de ser uma excelente fonte de alimento, porque a sua carne é esquisita. O mangrove jack é um peixe agressivo e a sua pesca é muito adictiva devido ao valor que sempre põe na sua luta.

                                                                          Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: crustáceos e peixe.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, currico, pesca embarcada.

VIDEO: a pesca do mangrove jack.




RECORD IGFA: encontra-se em

CURIOSIDADES: no Indo-Pacífico existe uma importante indústria de águacultura desta espécie devido à facilidade a que se adapta a àguas com pouca exigência de oxigénio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...